MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estado é notificado pela justiça por causa de máquina de radioterapia


Máquina quebrada é a única que existe na rede pública de saúde do TO.
Cerca de 125 pessoas com câncer estão com os tratamentos parados.

Do G1 TO
Máquina de radioteraía que está quebrada é a unica existente no Tocantins (Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)Estado tem 72h para se manifestar sobre o conserto da máquina de radioterapia
(Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)
A justiça deu um prazo de 72h para o Estado se manifestar sobre o conserto da máquina de radioterapia e a regularização dos atendimentos médicos para pessoas com câncer, em Araguaína, norte do Tocantins. O mandado de intimação já foi expedido e o governo deve ser notificado nesta quarta-feira (26). A decisão judicial acontece após uma Ação Civil Pública ajuizada na última quinta-feira (20) pela Defensoria Pública e Ministério Público do estado. Por causa do problema na máquina, cerca de 125 pessoas com câncer estão sem atendimento no Tocantins. A máquina é a única que existe na rede pública de saúde.
A ação pede que o Estado garanta o atendimento de consultas e sessões de radioterapia, diretamente ou de forma complementar, observando a prescrição médica e considerando o prazo legal de 60 dias estabelecido para o início do tratamento. A ação ainda solicita multa diária de R$ 10 mil por paciente desassistido e o bloqueio das verbas destinadas à publicidade e eventos festivos previstos na Lei Orçamentária Anual.
A máquina está instalada no Hospital Regional de Araguaína, no norte do estado, e atende também pacientes do sul do Pará e do Maranhão. "O problema da radioterapia se torna ainda mais grave quando a gente observa que o Estado deveria ter no mínimo três máquinas e nós só temos uma no norte do estado. Quebrou? [Acontece] esta calamidade", lembrou o defensor público Arthur de Pádua.
O defensor ainda destacou que está faltando uma série de medicamentos usados no tratamento contra o câncer. A agente de bagagem Sara Celeste Arraes de Araújo precisa de 30 sessões de radioterapia para tratar um câncer de colo do útero. Ainda não fez nenhuma. "A cada momento o estágio dela pode passar para o outro, para o outro, até não ter mais jeito. É complicado, muito difícil, angustiante".
Neste ano, esta é a quinta vez  que os tratamentos ficam suspensos por causa de problemas na máquina.
Resposta
O governo do Tocantins disse que comprou a segunda máquina em parceria com o Ministério da Saúde e ela está parada na alfândega desde setembro do ano passado esperando liberação. Ainda falta construir a estrutura para receber o equipamento, o que deve ocorrer em seis meses. O Ministério da Saúde prometeu instalar uma outra máquina de radioterapia no ano que vem, em Palmas, o que também depende de obras para a instalação.
Em meio a crise na saúde do Tocantins, o secretáro estadual, Luiz Antônio Ferreira, pediu demissão na noite de segunda-feira (24). O novo secretário, Marcio Carvalho da Silva Correa, afirmou nesta terça-feira (25) que busca uma solução para os pacientes que dependem da radioterapia. E que ninguém ficará sem tratamento.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Tocantins disse que para suprir a necessidade de tratamento dos pacientes que já estão em tratamento e outros que virão a necessitar, o Estado está buscando vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para envio dos pacientes via tratamento fora de domícilio e ainda está em negociação com os serviços privados de radioterapia em outros estados para contratação imediata. O órgão ainda ressaltou que no Tocantins não há registro de atrasos para início do tratamento de câncer.
A máquina de radioterapia é a única que existe na rede pública de saúde do Tocantins (Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)A máquina de radioterapia é a única que existe na rede pública de saúde do Tocantins
(Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)
Com máquina quebrada, cerca de 125 pessoas com câncer estão sem atendimento no norte do Tocantins (Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)Com máquina quebrada, cerca de 125 pessoas com câncer estão sem atendimento no norte do Tocantins
(Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário