MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de setembro de 2014

Técnicos visitam propriedades rurais para realizar estudo sobre peste suína


Tocantins está livre da enfermidade desde 2001.
Até o dia 22 de setembro mais de 300 propriedades rurais serão visitadas.

Do G1 TO
O Tocantins está livre da peste suína desde 2001, mas para manter o status sanitário de livre da doença, os rebanhos do estado estão passando por um inquérito soro epidemiológico em diversas propriedades rurais que criam suínos no estado.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) serão visitadas 320 propriedades rurais e colhidas entre 2.500 e 3 mil amostras de sangue de animais. O inquérito é sempre realizado a cada dois anos nos estados que compõem a zona livre de peste suína.
Segundo o veterinário João Melo, a finalidade é divulgar informações dos rebanhos para facilitar a exportação de animais criados pelo Tocantins. “É uma ação e reação em cima de qualquer foco para evitar a difusão dessa enfermidade. Esse tipo de enfermidade pode vir a comprometer o próprio comércio do estado com relação a exportação”, afirma o veterinário.
O rebalho de suínos no Tocantins é de 268.746 animais e a grande parte é de criação de subsistência. As cidades de Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Gurupi possuem os maiores rebanhos.
O inquérito e todas as visitas as propriedades rurais pelo estado serão realizadas até o dia 22 de setembro. Esse inquérito é também um pré-requisito para o reconhecimento internacional de livre da doença.
Para saber um pouco mais sobre esse inquérito e sobre a peste suína no Tocantins, assista a reportagem acima do Jornal do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário