MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Menino de 10 anos lança livro de fábula infantil em Cruzeiro do Sul


Garoto contou que se inspirou na mãe para se motivar a escrever o livro.
Pai do pequeno escritor foi homenageado na história.

Vanísia Nery Do G1 AC
Igor diz que se espelhou na mãe para começar a escrever livro  (Foto: Vanísia Nery/ G1)Igor diz que se espelhou na mãe para começar a escrever livro (Foto: Vanísia Nery/ G1)
O livro "O resgate da raposa", com aproximadamente 20 páginas, foi escrito e lançado pelo  estudante Igor Gabriel de Oliveira Costa, de apenas 10 anos. O lançamento de seu 1º livro ocorreu nesta sexta-feira (12), em Cruzeiro do Sul, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Instituto Orfanológico Santa Terezinha, onde Igor cursa atualmente o 5º ano. Familiares e Amigos do pequeno escritor participaram do momento.
O livro se trata de uma fabúla infantil, onde quatro amigos, sendo uma raposa, um tigre, um gavião e uma cobra participam juntos de uma aventura, em busca de resgatar o pai da raposa, que foi preso por inimigos. O personagem principal, o pai da raposa, recebeu o nome de “Max”, o mesmo nome do pai do estudante, sendo essa a forma encontrada por ele para homenagear o pai. De acordo com Igor Gabriel, a mãe foi a principal inspiração para iniciar a história e fazer o livro, pois ela já tem dois livros lançados.
“Essa história surgiu na minha cabeça de uma forma incrível. Minha mãe já tinha escrito dois livros, e eu também queria escrever um. As ideias começaram a surgir na minha cabeça, aí eu resolvi colocar a mão na massa e logo o livro surgiu”, contou Igor ao falar de sua inspiração.
Estudante fez lançamento de livro na escola onde estuda  (Foto: Vanísia Nery/ G1)Estudante fez lançamento de livro na escola onde estuda (Foto: Vanísia Nery/ G1)
O menino é considerado um verdadeiro prodígio pela comunidade escolar.  O incentivo da família, o acompanhamento escolar e a vontade própria em crescer intelectualmente fizeram o garoto conseguir realizar o sonho de escrever o livro. A professora de Igor, Helena Galvão, contou que o garoto sempre mostrou interesse pela leitura e escrita.
“Diferente das outras crianças, quando o Igor terminava de fazer as atividades na sala de aula, ao invés dele ficar disperso como os outros, ele sempre retirava um livro da mochila e iniciava suas leituras. Na hora do intervalo era do mesmo jeito, o Igor prefere sempre está lendo um bom livro. Esse gosto e incentivo pela leitura é fundamental”, diz.
Nesta primeira edição do livro “O resgate da Raposa”, a tiragem foi de apenas 30 exemplares feita com recursos particulares. A família do estudante pretende buscar incentivos e recursos para a impressão de mais exemplares.
Ademarcia Costa, mãe do estudante, falou que desde pequeno o menino é interessado pela leitura e acredita que o incentivo dos pais é um pontapé inicial para o desenvolvimento das crianças em geral.
“Desde cedo nós incentivamos ele com a leitura e escrita e aqui nós temos uma parceria muito grande com a escola, que também incentivou muito. Uma criança de 10 anos tem muita imaginação, e ela própria pode escrever um livro. A ideia de fazer o lançamento na escola é de motivar e incentivar as outras crianças”, relatou a mãe do menino.
Igor pensa em fazer outros livros, inclusive uma continuidade do primeiro (Foto: Vanísia Nery/ G1)Igor pensa em fazer outros livros, inclusive uma continuidade do primeiro (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Igor Gabriel pensa em ir mais alto e pretende escrever outros livros. Para ele, esse é apenas o início da realização de um sonho. “Eu já estou planejando escrever outro livro, podendo ser talvez uma continuação desse”, planeja.
Igor Gabriel é natural de Cruzeiro do Sul, filho de uma professora e de um bancário. Os estudos do escritor iniciaram na cidade de Natal (RN), em 2006, e em 2009 retornou para a cidade natal onde reside e estuda até hoje. Além do esclarecido gosto pela leitura, Igor também gosta de andar de skate, jogar vídeo game, brincar com os amigos e praticar Taekwondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário