MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Menina que luta contra leucemia consegue 20 possíveis doadores


Segundo médica, não há mais célula de câncer na medula óssea da garota.
Rafaela inspirou o irmão a escrever o livro 'A Princesa que usa óculos'.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Após uma intensa campanha em busca de um doador de medula óssea compatível, a menina Rafaela Raizer Landim Silva, de 6 anos, que luta contra um tipo raro de leucemia, encontrou 20 possíveis doadores. Eles passam por exames para identificar qual é o mais compatível geneticamente com a garota. Antes de fazer o transplante, a criança precisa terminar a quimioterapia, o que está previsto para o final do ano.
A menina ficou conhecida nacionalmente em setembro do ano passado devido à repercussão do livro feito pelo irmão, Alexandre Raizer, de 7 anos, em que ela é a personagem principal. O menino escreveu “A Princesa que Usa Óculos” após a relutância da irmã em usar o acessório.
Rafaela foi diagnosticada com o câncer no final de abril deste ano, em Goiânia. Ela e o irmão foram adotados pelos pais quando eram bebês e, por isso,eles não conseguiram encontrar um doador de medula compatível na família.
Cinco meses depois de saber da doença, além de ter encontrado prováveis doadores, outra boa notícia é de que a leucemia está em fase de remissão, ou seja, não há sinais de atividade do câncer. “Hoje não tem nenhuma célula de leucemia na medula óssea da Rafa. A medula óssea dela está normal e isso possibilita o transplante de medula”, explicou a médica responsável pelo tratamento, Renata Volu.
Como a doença exige o maior isolamento possível devido à destruição das células de defesa do corpo, Rafaela está ansiosa para voltar à escola. Isso só será possível depois que ela finalizar o tratamento.
Campanha
A campanha para ajudar Rafaela repercutiu nas redes sociais. A busca por um doador de medula óssea compatível com a criança ganhou o apoio do cantor sertanejo Lucas Gabriel, que compôs uma música especialmente para a menina.
De acordo com a família, a campanha também tinha o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação. “Deus nos deu uma missão que é de salvar não apenas a Rafaela, mas muitas outras pessoas”, afirmou o pai, o auditor fiscal Eugênio César da Silva.
Rafaela Raizer tem vinte possíveis doadores de medula óssea em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Rafaela encontrou vinte possíveis doadores de medula óssea (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Incluída no cadastro do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), Rafaela, como os demais pacientes inscritos no Redome, precisou aguardar na fila, e, por isso, quanto mais pessoas fizessem doações de medula, maiores as chances de que Rafaela conseguisse o transplante.
Milhares de pessoas se comoveram com a campanha, mas nem todas puderam se cadastrar para serem doadoras, pois, em Goiás, apenas 12 mil pessoas podem se cadastrar no Redome por ano, conforme é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Por isso, o pai de Rafaela chegou a se reunir com membros da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) para pedir o fim de limites no número de cadastro de doadores de medula óssea nos hemocentros.
De acordo com o Ministério da Saúde, a portaria que fixou o número de doadores entrou em vigor em 2012 e estabalece uma quantidade para cada estado da federação, de acordo com a população. O órgão diz que o Redome já consegue achar compatibilidade para 80% dos pacientes na fila de espera, não sendo mais necessário campanhas para aumentar a quantidade e, sim, a qualidade e diversidade genética do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário