MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de setembro de 2014

Evento na Base Aérea de Anápolis atrai 60 mil


Mais de 90 aeronaves que integram as Forças Armadas estão em exposição nos Portões Abertos 2014
JORNAL O HOJE - GO  | Por: Luiz Redação
Marcelo Tavares

Segundo Rodrigo Fernandes, evento da Base Aérea já se tornou uma atração turística de Anapólis  (Wesley Costa)
Segundo Rodrigo Fernandes, evento da Base Aérea já se tornou uma atração turística de Anapólis (Wesley Costa)
Em um ambiente que durante todo o ano o acesso é restrito e que impera a formalidade, nesse final de semana o que seu viu foi a euforia e entusiasmo, demonstrados principalmente por crianças encantadas com os mais diversos tipos de aeronaves e voos rasantes realizados na Base Aérea de Anápolis. As atividades fazem parte do evento Portões Abertos 2014, em que diversos tipos de aeronaves das Forças Armadas estão em exposição para conhecimento da população. O evento acontece até as 17 horas de hoje.
Os momentos de maior entusiasmo acontecem durante os voos rasantes realizados por caças F-5. O público infantil delira e o mais adultos se empolgam. A cada passagem dos aviões, câmeras e celulares estavam apostos para os registros em fotografias. No total, mais de 90 aeronaves estão exposição para os visitantes conferiram de perto. No caça Mirage 2000, retirado de operação no ano passado, os visitantes podem conhecer as aeronaves ainda mais de perto, já que podem até entrar nos aviões.
Entre as aeronaves expostas durante o evento estão caças, aeronaves de reabastecimento em voo, aviões de transporte, de vigilância do espaço aéreo, além de helicópteros. Uma das novidades este ano é a exposição do drone RQ-450, Veículo aéreo não tripulado (Vant). A aeronave tem autonomia de mais de 20 horas de voo e tem a missão de vigilância, reconhecimento e retransmissão de comunicações nas áreas de fronteiras do Brasil.

Tradicional
O Portões Abertos já é um evento tradicional em Anápolis, realizado desde 1975. Segundo o coronel aviador Rodrigo Fernandes Santos, comandante da Base Aérea de Anápolis, o evento é essencialmente cívico e serve para que a comunidade conheça a unidade militar, que é uma das mais importantes e avançadas estruturas de proteção e garantia da soberania nacional. “O objetivo é fazer a integração com a sociedade e mostrar essa importante atividade. Além disso, serve para incentivar a vocação aeronáutica”, ressalta.
Para o coronel, o evento se tornou ao longo dos anos um dos principais e mais aguardados atrativos na região de Anápolis. A expectativa é que, durante os dois dias de realização do Portões Abertos, o público visitante seja de cerca de 60 mil pessoas. Ontem, mesmo debaixo de um sol escaldante no período da tarde, os galpões e corredores da Base Aérea estavam lotados.

Programa de família
Morando há pouco mais de um ano em Anápolis, o representante comercial Rafael Mello, 27, aproveitou o sábado de folga com a família para visitar a Base Aérea. Ele estava acompanhado da mulher, Daiani Martins, 22, e da filha Lara Martins Mello, de 6 anos. A garotinha era uma das mais entusiasmadas e resumiu a ida ao evento em poucas palavras: “Estou gostando muito”.
“É um evento bem interessante e que é possível conhecer toda essa estrutura gigante. Está muito bem organizado”, sublinha Rafael. “Não é sempre que podemos entrar e conhecer as aeronaves tão de perto. Estamos encantados”, diz Daiane Martins. Quem também estava acompanhada da família em uma visitação pela Base Aérea e aproveitando para registrar várias fotos era a servidora pública Luciana Barbosa, que estava acompanhada do marido, três filhos e mais alguns amigos dos filhos. “É um momento de descontração e um programa para reunir toda a família. É bem interessante poder conhecer a Base e as aeronaves”, afirma.
O comandante da Base Aérea de Anápolis explica que o evento é cívico, mas que também preocupa em trazer entretenimento para os visitantes. Além das aeronaves, há exposição veículos e motocicletas antigos, mostra nacional de cães de raça, apresentação da esquadrilha da fumaça, sorteio de voos panorâmicos, shows culturais, aeromodelismo, plastimodelismo, exposição de produtos e serviços, além de uma grande estrutura de parque de diversões e praça de alimentação.
Completando quase 40 anos de evento, o comandante Rodrigo Fernandes, diz que a cada ano o Portões Abertos cumpre seu papel. “A população sempre comparece, pergunta, interage e se interessa pela atividade”, ressalta. A Base Aérea de Anápolis é uma das principais do País e tem duas atividades principais: sediar a unidade área responsável pela manutenção do espaço área do Brasil e também sediar uma das unidades responsáveis pela proteção e vigilância da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário