MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de setembro de 2014

Devota de Cosme e Damião tem filhos gêmeos por duas vezes na BA


Psicóloga fez promessa após nascimento prematuro dos primeiros gêmeos.
"Caruru é um símbolo na família", diz Silvana Bartilotti.

Do G1 BA com informaçõe da TV Bahia
Uma psicóloga de Salvador teve gêmeos duas vezes. Devota dos santos Cosme e Damião, ela oferece todos os anos um caruru. Segundo Silvana Bartilotti, a ideia surgiu há 25 anos, na época do nascimento de dois dos seus filhos.
No sábado (27) é celebrado o dia dos santos gêmeos e médicos, que nasceram na Arábia no século III. No sincretismo religioso são a divindade gêmea Ibeji, orixá que protege as crianças e atende a pedidos em troca de doces e guloseimas.
A comida tradicional em homenagem a Cosme e Damião é o caruru e a data é ainda mais especial para Silvana Bartilotti, por conta da promessa que fez pela saúde dos filhos.
"Eles nasceram de sete meses e meio e na porta do hospital eu fiz a promessa para São Cosme e São Damião que se eles nascessem com saúde eu daria para sempre caruru", recorda a psicóloga Silvana Bartilotti, que antes dos gêmeos já tinha uma filha.
Após o nascimento dos gêmeos Bernardo e Luciano, Silvana decidiu ter mais um filho. Ela conta que o médico chegou a dizer que outra gravidez de gêmeos seria praticamente impossível. Mas ela acabou tendo mais dois gêmeos, desta vez um casal, Isabel e Rodrigo. Com isso, a casa passou a ter cinco crianças.
Hoje adultos, os filhos da psicóloga também comemoram o dia dos santos. "A família só tem gêmeos, essa benção de Cosme e Damião", diz Rodrigo Bartilotti. "Sou acostumada com a casa cheia. E eu acho que quando não tem ninguém fica uma solidão, um aperto", completa a irmã Isabel.
"O caruru é um símbolo na família, de cuidado, de proteção. No dia que eu não tiver mais aqui, que eles prosigam com Cosme e Damião, talvez dando até para os filhos gêmeos que eles possam vir a ter", conta Silvana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário