Flavio Tavares/Hoje em Dia
Parte do Anel Rodoviário de Belo Horizonte será revitalizada até o mês que vem
Com média de quase 200 acidentes e nove mortes por mês, os trechos
mineiros das BRs 262, 050 e 040 começam a ganhar reforço na segurança, o
que deve ter reflexo positivo nas próximas estatísticas. No máximo a
cada 50 quilômetros estará de plantão uma unidade de resgate para
agilizar o transporte de vítimas. Uma medida que, além de salvar vidas,
permite que as ambulâncias até então enviadas para atender ocorrências
nas estradas sejam mantidas nas cidades de onde se deslocavam. Ao todo,
62 unidades de resgate farão exclusivamente o atendimento necessário nas
rodovias federais que ligam Minas a outros estados.
Parte do contrato de concessão das estradas, o reforço na segurança já
está em vigor na 262 e na 050. O serviço passa a ser oferecido também na
BR-040 a partir de 22 de outubro. As regras contratuais preveem que o
tempo máximo de deslocamento das ambulâncias de resgate até o local
solicitado deve ser de 20 minutos. A partir do sexto ano de concessão, o
tempo baixa para 15 minutos.
“Isso é muito importante porque são vidas em jogo que podem ser salvas
por minutos ou segundos. Além da maior agilidade no resgate, melhorando
as estradas, você diminui o índice de severidade dos acidentes”, avalia o
especialista em engenharia de transporte e trânsito Márcio Aguiar.
Um exemplo é o que acontece na BR-381. “Na parte privatizada, que é a
Fernão Dias (sentido São Paulo), você percebe o aumento da velocidade na
via. São registrados mais acidentes ali do que na parte que liga BH a
Vitória, mas eles são menos letais. Não há, no trecho duplicado, batidas
frontais”, explica Aguiar.
VIAS LIBERADAS
Além de unidades de resgate, as BRs 262 e 050 já contam com serviços
para liberação rápida da via em casos de acidentes. O mesmo trabalho
passa a ser ofertado na BR-040 mês que vem. Os três trechos contarão com
82 guinchos leves e pesados, 15 caminhões-pipa, 15 caminhões para
apreensões de animais e 60 veículos para inspeção de tráfego.
Pelo contrato, os guinchos leves têm, no máximo, 20 minutos para chegar
em 90% das ocorrências e 30 minutos nas restantes. Já os pesados, 60
minutos para atender a 90% dos casos e 72 minutos de deslocamento para
os 10% restantes.
“Essas melhorias, que serão ampliadas com o término da duplicação,
também impactam positivamente na economia. Quantos itens se perdem na
BR-381, por exemplo, porque os caminhões ficam retidos por causa de
acidentes? Os produtos serão transportados de forma mais rápida e
segura”, afirma o especialista em trânsito.
Prazos
Os trabalhos nas rodovias mineiras concedidas à iniciativa privada, no
entanto, estão longe de serem concluídos. A previsão de entrega é em
2018. Se os prazos não forem cumpridos, as concessionárias estão
sujeitas a multas, punição prevista em contrato. As empresas têm 30 anos
de concessão, período que pode ser prorrogado.
As empresas ficam liberadas para cobrar pedágio em toda a extensão que
administram assim que concluírem 10% das obras de duplicação. Pela regra
adotada nos leilões de rodovias em 2013, o vencedor foi o grupo que se
dispôs a cobrar dos motoristas o menor pedágio em relação a um valor
máximo estipulado pelo governo.
Intervenções para melhorias em trechos leiloados já começaram
As obras de recuperação das rodovias mineiras concedidas para a
iniciativa privada já começaram em vários trechos. A ampliação e
duplicação da BR-050, de responsabilidade da MGO Rodovias, foram
iniciadas em junho deste ano. Serão duplicados 218,5 quilômetros da
estrada que divide os estados de Minas Gerais e Goiás, até a cidade de
Cristalina, no entroncamento com a BR-040.
Nela, também estão sendo realizadas melhorias em outros trechos, como
entre Itabirito (km 586) e Conselheiro Lafaiete (km 632). Além de
reparos nas imperfeições do asfalto, como ondulações e degraus, estão
sendo instaladas defesas metálicas e barreiras rígidas de concreto nas
laterais da pista.
Os trabalhos, feitos pela concessionária Via 040, se estendem a 10,5
quilômetros do Anel Rodoviário, entre os bairros Califórnia e Olhos
d’Água, na capital mineira.
Até o fim de outubro, a via passará por recomposição do pavimento,
restauração da barreira central e das estruturas de drenagem, além da
completa revitalização da sinalização.
A Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil (Concebra), que administra a BR-262entre Betim, na Grande BH, e Brasília, já deu início às obras de duplicação.
O primeiro trecho a passar por obras compreende 656 quilômetros, entre
Uberaba e Campo Florido, no Triângulo Mineiro. A previsão é de que os
trabalhos sejam concluídos até o segundo semestre de 2015.
O investimento total das concessionárias nas rodovias gira em torno de
R$ 13 bilhões, levando em conta tanto os trechos mineiros quanto aqueles
fora do Estado.
PONTO A PONTO
BR-040: serão instaladas 11 bases de pedágio com
tarifa de R$ 3,22 para cada cem quilômetros. Ao longo do trecho, serão
colocadas mais de mil câmeras de monitoramento. A previsão de início de
cobrança é em 22 de outubro de 2015.
BR-262: estão previstas sete praças de pedágio para o
trecho mineiro da rodovia, uma a cada cem quilômetros. O valor da
tarifa, de acordo com a Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil
(Concebra), deve ficar em torno de R$ 3. A previsão de início de
cobrança é em 31 de julho de 2015.
BR-050: o trecho mineiro terá quatro postos de
pedágio. A tarifa média estipulada será de R$ 4,53 para cada cem
quilômetros de extensão. A previsão de início de cobrança é em 5 de
junho de 2015.
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