MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Rui Costa diz que vai ganhar no primeiro turno as eleições na Bahia


por
Alberto Oliveira
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
"Vou ganhar no primeiro turno", afirma o pré-candidato do PT às eleições de 2014 na Bahia, Rui Costa.
Ele cita pelo menos 3 fatos que lhe permitem fazer o prognóstico otimista: possui quase 40% mais tempo de TV do que o governador Jaques Wagner em 2010; apenas 44 dos 122 prefeitos pertencentes a partidos que apoiam a oposição efetivamente farão campanha para Paulo Souto; e o crescimento em pesquisas internas de opinião, cujos números não podem ser divulgados.
Há informações, no entanto - que ele não confirma nem desmente - de que a diferença já é de apenas 10 pontos percentuais.
Rui Costa reuniu-se para almoço com a Imprensa, em Salvador, nesta quarta-feira (25/6), quando conversou sobre as eleições e seu projeto de governo.
Otimista quanto ao seu crescimento - "E ainda sou desconhecido de metade do eleitorado", relatou -, falou por mais de 2 horas sobre apoios políticos, seus adversários, projetos de governo e a situação do país.
Apoios - O pré-candidato criticou a postura do dirigente do Partido Solidariedade - "Paulinho [da Força Sindical] não cumpriu o acordo que fez conosco", disse - e defendeu uma reforma política.
Segundo ele, "criar um partido, no Brasil, virou uma espécie de investimento", em que os responsáveis analisam "quanto custará e que rentabilidade terão" depois de instalado.
"O financiamento exclusivamente privado não faz bem ao regime democrático", analisou.
Rui Costa disse que eleito governará com quem o apoiar durante o processo eleitoral, e anunciou que se licenciará do cargo de deputado federal durante os meses de agosto e setembro (tempo insuficiente para que o suplente - Sérgio Carneiro - assuma, já que a legislação exige um afastamento de pelo menos 4 meses e um dia).
Saúde - Em suas viagens pelo interior da Bahia o pré-candidato tem detectado, em conversa com o eleitorado, a necessidade de melhorar o funcionamento dos serviços públicos ("muitas vezes há postos de saúde e hospitais, mas os médicos faltam; ou há escolas, mas com ausência de professores", explicou).
E prometeu criar uma rede englobando os hospitais dos municípios, filantrópicos e privados. "Um fundo será constituído, com os recursos vinculados a metas de atendimento."
Educação - O pré-candidato do PT defendeu o envolvimento das famílias na educação, a disseminação de creches e a implantação de olimpíadas do conhecimento, como no setor privado.
Esportes - Também prometeu construir um complexo olímpico ao lado do estádio de Pituaçu.
Rui Costa falou sobre o papel a ser desempenhado, nas eleições deste ano, pelos professores e policiais, por exemplo. "Eles vão comparar quem os tratou melhor - ou, se assim entenderem, quem os maltratou menos", disse, acreditando que "passada a emoção, virá a racionalidade".
A oposição - "Citem uma só óbra estruturante construída em Salvador nos 8 anos do governo Paulo Souto", desafiou Rui Costa, mostrando que a comparação entre os governos do seu opositor e a do período Jaques Wagner dará o tom da campanha.
Uma primeira diferença, segundo ele, será vista na convenção do partido, sexta-feira (27/6), a partir das 9h, no Parque de Exposições, em Salvador,  com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. "Contem quantas pessoas haverá na convenção".
Lula chegará a Salvador na quinta-feira à noite, para participar de encontro entre Rui Costa e prefeitos baianos.
Otto Alencar - O nome do pré-candidato a senador Otto Alencar foi apoiado por unanimidade pelo PT e será referendado sexta-feira, no encontro estadual do partido, no Hotel Fiesta, antecipando a Convenção do PT/PDT/PP/PCdoB/PSD/PTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário