MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Idoso comemora 115 anos com bolo e festa de aniversário em asilo de MS


João da Rosa nasceu em 24/06/1899, em uma fazenda de Maracaju.
Ele mora no Recanto São João Bosco, em Campo Grande, há 21 anos.

Gabriela Pavão Do G1 MS
Idoso 115 anos (Foto: Gabriela Pavão / do G1 MS)João da Rosa, conhecido como Dominguinhos, mora há 21 anos em asilo (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
Nascido no século 19, João da Rosa, mais conhecido como senhor Dominguinhos, completou 115 anos na terça-feira (24), em Campo Grande. A data foi celebrada com festa, bolo, salgadinhos e orquestra da Polícia Militar (PM), uma iniciativa do Recanto São João Bosco, onde ele mora há 21 anos.
Dominguinhos nasceu em 24 de junho de 1899 em uma fazenda em Maracaju, a 157 quilômetros da capital sul-mato-grossense. No registro de nascimento, consta apenas o nome da mãe. O centenário não tem família e também não teve esposa ou filhos. Ele não sabe ler e escrever, quase não fala mais e desde o fim de 2013 usa cadeira de rodas.
Registro só foi possível com informações da família do ex-patrão (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)Registro só foi possível com informações da
família do ex-patrão (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)
O idoso foi acolhido no Recanto em 1993 pela irmã Fausta Costa, de 86 anos, diretora da unidade por dez anos. Ela contou ao G1 que o centenário passou a morar no local a pedido do ex-patrão.
"Dominguinhos trabalhou a vida toda na mesma fazenda, onde ajudou a criar os filhos e netos do patrão como se fossem da família dele. Depois de velho, o patrão dele, que já era bem idoso também, pediu para ele ser acolhido aqui", relembrou.
A irmã lembra que desde o primeiro contato com Dominguinhos fez o compromisso de cuidá-lo. "Na época, fomos a uma audiência e o juiz me perguntou se eu seria a mãe dele, e eu respondi que sim, que eu seria a família dele dali para frente", disse, emocionada.
Foi ela quem o levou para fazer o registro de identidade em 1998, o que só foi possível com as informações repassadas pela família do ex-patrão.
Na data da foto tirada para o RG, o idoso tinha 99 anos. Ao falar de Dominguinhos, irmã Fasta não esconde o carinho e admiração, e relembra que quando ele ainda falava, às vezes, a chamava de mãe.
"Não somos da mesma família de sangue, mas somos irmãos no amor de Deus e cuido dele como se fosse meu filho", afirmou irmã Fausta, que espera chegar aos 115 anos com a saúde de Dominguinhos.
Disposição
Até dezembro de 2013, o idoso ajudava nas tarefas diárias de limpeza e organização do Recanto, segundo a assistente social do local, Renata Teixeira. Nesta época, segundo ela, ele ainda não usava cadeira de rodas e tinha muita disposição. Depois de terminar os afazeres, Dominguinhos sentava na varanda do Recanto para observar os pássaros.
"A vida toda ele sempre foi muito ativo, por conta do trabalho dele na fazenda, então ele ajudava na copa do recanto, secava os copos, varria o pátio, mas ele foi perdendo os movimentos, ficando mais cansado, e agora só fica na cadeira desde o fim do ano passado", contou Renata.
Além do aniversariante ilustre, outros três idosos do Recanto também foram homenageados como aniversariantes do mês. Segundo irmã Fausta, mensalmente eles organizam essa confraternização, sempre na última quarta-feira de cada mês. Nesta última, a comemoração foi adiantada por conta do aniversário de Dominguinhos.
Dominguinhos (ao fundo) tirou RG com 99 anos. (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Dominguinhos (ao fundo) tirou RG com 99 anos (Foto: Gabriela Pavão/G1 MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário