MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 25 de junho de 2014

Harley-Davidson elétrica tem som inspirado em avião


Modelo faz estreia mundial nos Estados Unidos nesta segunda.
Marca estuda produção em experimentação com clientes.

Rafael Miotto Do G1 em Nova York (EUA) - O repórter viajou a convite da Harley-Davidson
Após uma prévia na última semana, a Harley-Davidson apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (23), em Nova York, a primeira motocicleta elétrica de sua história. Conhecida por seus modelos equipados com “motorzões” consumidores de gasolina, a empresa quebra um paradigma em sua linha ao apresentar o projeto LiveWire
Apesar de investir em uma área nova, a fabricante norte-americana quis manter neste produto a tradição da marca, sempre com sons marcantes em seus motores. “O som foi inspirado no barulho de uma turbina de avião”, explica Jeff Richlen, chefe de engenharia e novos produtos da H-D.
“O som é totalmente natural, mas trabalhamos no acabamento interno para que soasse assim”, acrescenta. Além do intuito de tornar a condução mais prazerosa, o barulho auxilia na segurança do condutor, já que as motos elétricas emitem baixos ruídos.
Harley-Davidson elétrica, apresentada em Nova York (Foto: Ray Stubblebine / AP)Harley-Davidson elétrica, apresentada em Nova
York (Foto: Ray Stubblebine / AP)
De acordo com a empresa, haverá uma experimentação da moto por todo os Estados Unidos, com clientes, para definir possíveis mudanças e se o modelo realmente será produzido em série. Mesmo que ainda não anuncie a sua fabricação, a Harley produziu uma moto totalmente finalizada que, inclusive, já está homologada para rodar nos EUA e com unidades emplacadas.
“Estamos estudando se esta turnê também passará no Brasil”, afirmou Mark Han-Richter, vice-presidente e chefe de marketing da fabricante.           
O modelo elétrico é o mesmo que havia aparecido em filmagens do filme "Os Vingadores 2". A motocicleta irá percorrer a emblemática rodovia Rota 66, nos Estados Unidos, passando por mais de 30 concessionárias Harley-Davidson até o final do ano. Para 2015, está prevista uma turnê pelo Canadá e Europa.
Sobre a possibilidade de a Harley elétrica não agradar os mais tradicionalistas, a empresa parece não se preocupar com isso. “Não é uma mudança para nós, é uma soma para a linha. Nossos tradicionais consumidores podem ficar tranquilos que vamos continuar produzindo os modelos tradicionais”, disse Matt Levatich, presidente da Harley-Davidson.
Moto tem 74 cavalos de potência
De acordo com a fabricante americana, a moto faz de 0 a 100 mi/h (96,6 km/h) em 4 segundos, resultado comparável ao de um modelo tradicional, com motorização a combustível, de média e alta cilindrada. A potência máxima divulgada é de 74 cavalos e o torque de 7,18 kgfm.
Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 148 km/h e a moto possui autonomia média de 85 km, levando cerca de 3,5 horas para recarregar completamente as baterias. Também existe a ajuda do sistema de regeneração da energia nas frenagens. A moto segue estilo naked, sem carenagens, e o conjunto é totalmente inédito, principalmente no chassi e conjunto ótico. Da linha atual da Harley, a LiveWire se aproxima da V-Rod visualmente.
Além de utilizar energia elétrica para se mover, outra novidade interessante nesta H-D é o uso de um monoamortecedor na traseira. Atualmente, a linha da empresa utiliza principalmente duplo amortecedor no eixo traseiro.
Harley-Davidson elétrica, apresentada em Nova York (Foto: Neilson Barnard / Getty Images)Harley-Davidson elétrica, apresentada em Nova York (Foto: Neilson Barnard / Getty Images)

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