MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vulcão na Indonésia tem três lagos que mudam de cor


Vizinhos, lagos Kelimutu surpreendem por terem cores contrastantes.
Eles adquirem tons como azul, verde, preto, branco e vermelho.

Do G1, em São Paulo

Imagem de satélite dos lagos Kelimutu  (Foto: Reprodução/Google)Imagem de satélite dos lagos Kelimutu (Foto: Reprodução/Google)
Três lagos situados no topo do mesmo vulcão, um ao lado do outro, chamam a atenção dos turistas por terem cores diferentes, e que mudam de tempos em tempo.
Eles ficam no Monte Kelimutu, situado na ilha de Flores, na Indonésia. Ganharam fama internacional depois que um alemão que descobriu o lugar em 1915 escreveu sobre o estranho fenômeno.
A mudança de cores é imprevisível. Azul, verde e preto são comuns, mas há épocas em que eles adquirem os tons vermelho ou branco.
Explicação
Lagos vizinhos têm cores diferentes na Indonésia (Foto: Neil/Creative Commons)Lago esverdeado fica ao lado de outro lago escuro na Indonésia
(Foto: Creative Commons/Neal Liddle; nealsrtw.blogspot.com)
Segundo os cientistas, o fenômeno ocorre devido a fumarolas subaquáticas (fumarolas são aberturas na superfície da crosta terrestre que emitem vapor de água e gases).

Os lagos recebem o mesmo nome do vulcão -- Kelimutu significa “o lago fervente”. Mas cada um foi batizado com um nome pela população local, que acredita que eles abrigam espíritos de mortos. O  lago mais ocidental se chama Tiwu Ata Mbupu, que significa “o lago das pessoas velhas”. O do meio se chama Tiwu Nuwa Muri Koo Fai, ou “o lago para os jovens”. O mais a leste se chama Tiwu Ata Polo, ou “o lago para os espíritos ruins”.
O vulcão fica dentro de um parque nacional e tem 1.690 metros de altura. Para chegar até lá, os viajantes partem de Moni, uma cidadezinha rural.
Lagos Kelimutu, na Insonésia (Foto: Rosino/Creative Commons)Um dos lagos quando adquiriu a cor azul turquesa (Foto: Rosino/Creative Commons)
Lagos Kelimutu, na Insonésia (Foto: Rosino/Creative Commons)Lagos Kelimutu, na Indonésia (Foto: Rosino/Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário