MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Transformador feito com sucata gera economia de R$ 4 mil para a Udesc


Dois servidores do campus de Joinville confeccionaram o equipamento.
Dupla diz que processo foi complexo e levou dois meses para ser concluído.

Do G1 SC

Equipamento está sendo utilizado por professores e alunos para experiências de laboratório (Foto: Jonas Pôrto/Divulgação)Equipamento está sendo utilizado por professores
e alunos para experiências de laboratório
(Foto: Jonas Pôrto/Divulgação)
Dois servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, no Norte catarinense, confeccionaram um transformador com peças que não tinham mais utilidade no campus e, segundo a instituição, conseguiram uma economia de, pelo menos, R$ 4 mil. Luiz Alberto Ramos, técnico em eletrotécnica, e seu colega Rangel Fischer, técnico em eletrônica, trabalharam em conjunto durante dois meses.
O transformador variável 0-250 volts AC utilizou um transformador alemão, de alta qualidade, que fazia parte de um equipamento da Udesc que iria para descarte, além de outras peças obtidas de sucata. O artefato tem capacidade para 20 amperes e foi instalado no Laboratório de Eletrônica Analógica do Departamento de Engenharia Elétrica da instituição.
“Como o transformador tem uma alta corrente de magnetização inicial, fazia o disjuntor, tanto da caixa quanto da bancada do laboratório, desarmar. Para evitar isso, precisamos montar um circuito que limitasse essa corrente inicial”, informou Rangel.
O equipamento está sendo utilizado por professores e alunos para experiências de laboratório, e ainda pode ser usado para manutenção de outros aparelhos como estabilizador de tensão e fontes em geral.
Segundo os servidores, o processo de confecção foi complexo e levou dois meses para ser concluído. Os servidores precisaram encontrar uma forma de acondicionar o equipamento em uma caixa para segurança dos usuários. Para montar o eixo do transformador, ainda foi necessário confeccionar uma peça de nylon no Torno CNC do Laboratório de Automação da Manufatura (Laman).

Nenhum comentário:

Postar um comentário