MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

'Rainha das catacumbas' de Roma reabre ao público após 5 anos


Catacumbas de Priscila passaram por restauração no período.
Local também pode ser 'visitado' em tour virtual em 360º; confira.

Da France Presse

Estátua restaurada nas Catacumbas de Priscila, em Roma (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Estátua restaurada nas Catacumbas de Priscila, em Roma (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
As catacumbas de Priscila -- que são tidas como a "rainha das catacumbas" da Roma cristã primitiva -- abriram ao público nesta terça-feira (19) após cinco anos de restauração, e também são visitáveis na internet.
Visitantes passeiam nas catacumbas de Priscila, em Roma (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Visitantes passeiam nas catacumbas
(Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Situadas junto à basílica onde está sepultado o papa Silvestre (314-335) e que também foi restaurada, as catacumbas de Priscila são consideradas as mais interessantes da Roma dos primeiros séculos.
Graças a uma restauração a laser, afrescos religiosos, enegrecidos pelo tempo, saíram do esquecimento no coração do local subterrâneo.
As paredes de uma magnífica câmara mortuária, por exemplo, recuperaram as cores vivas, revelando a grande delicadeza mística de personagens que são retratados ali. O Cubículo de Lázaro, do século IV, é o mais comovente vestígio deste recanto subterrâneo. "Lá vimos Lázaro segurando a mão de Cristo, um Cristo com o rosto luminoso", afirmou o cardeal Gianfranco Ravasi.
Afresco restaurado nas catacumbas de Priscila (Foto: Filippo Monteforte/AFP)Afresco restaurado nas catacumbas de Priscila
(Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Ravasi é "ministro" da Cultura do Papa e também presidente da Comissão Pontifical de Arqueologia Sagrada (PCAS), que apresentou perante uma multidão de jornalistas e convidados este que constitui um dos eventos arqueológicos do ano na Cidade Eterna.
As catacumbas dão testemunho da vida e da fé dos cristãos perseguidos em Roma nos primeiros séculos depois de Cristo.
Um novo museu expõe cerca de 700 fragmentos de sarcófagos finamente esculpidos, misturando vestígios de tumbas pagãs e cristãs, recuperados durante a restauração.
Visita virtual
A PCAS assinou um acordo com a gigante da internet Google, que disponibilizou seus mapas do Google Maps para permitir um passeio virtual de 360 graus em parte dos subterrâneos do local.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário