MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Publicitário larga carreira para viajar o Brasil trabalhando em restaurantes


Para mudar de ramo, ele faz estágios de um mês com grandes chefs.
Projeto 'Quero ser cozinheiro' já fez paradas em Belém, Rio e SP.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Leo Gonçalves, publicitário que viaja o Brasil trabalhando em restaurantes premiados (Foto: Leo Gonçalves/Arquivo pessoal)Leo Gonçalves largou a publicidade para ser
cozinheiro (Foto: Leo Gonçalves/Arquivo pessoal)
Aos 36 anos, e após trabalhar por 11 nas maiores agências de São Paulo, o publicitário Leo Gonçalves decidiu abandonar a carreira bem-sucedida para empreender uma viagem.
Mas seu objetivo não era conhecer museus ou outras atrações turísticas: desde março, quando pôs o pé na estrada, ele tem passado a maior parte do seu tempo na cozinha dos melhores restaurantes do país.
Leo, que cozinha “desde que se entende por gente”, já teve um bistrô em sua garagem e foi blogueiro de gastronomia.
Quando decidiu transformar o hobby em profissão, não foi atrás de uma faculdade ou de um emprego comum. Preferiu se oferecer para trabalhar de graça por um período para chefs que admirava, em vários estados do Brasil e até no exterior.
“Como já estou com 36 anos e não tenho muito tempo, decidi aprender o máximo que eu puder em cada lugar. Quero ter experiências diferentes, conhecer novos ingredientes, novas culturas”, diz.
Em seu projeto, batizado de “Quero ser cozinheiro”, Leo tem passado, em média, um mês em cada estabelecimento. No início ele ficou em São Paulo mesmo, onde trabalhou com Rodrigo Oliveira, do Mocotó, e Alberto Landgraf, do Epice.
Depois foi para o Rio estagiar com Roberta Sudbrack e em seguida para Belém, onde conheceu os bastidores do Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho.
Agora ele está fechando acordo com restaurantes de Buenos Aires e de Lima, e pensa em tentar um estágio na Dinamarca, caso consiga patrocínio – até agora, o investimento na viagem vem de suas economias.
Leo (no centro) com os chefs Thiago (à esq., com camisa preta) e Felipe Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, em Belém (Foto: Leo Gonçalves/Arquivo pessoal)Leo (no centro) com os chefs Thiago (à esq.,) e
Felipe Castanho, do restaurante Remanso do
Bosque, em Belém
(Foto: Leo Gonçalves/Arquivo pessoal)
Cozinheiro e turista
Leo tenta chegar em cada cidade alguns dias antes do início do estágio e fica no local um pouco mais depois que o trabalho acaba.
Em geral, passa um mês e meio em cada lugar, tempo que permite que ele conheça tanto atrações turísticas quanto um pouco do dia a dia dos moradores. Em Belém, por exemplo, deu a sorte de testemunhar o Círio de Nazaré, famosa festa popular da região.
Ele conta que aproveita todo o tempo livre que sobra para passear. “Nas segundas-feiras de folga eu nunca fico em casa”, conta. E diz que, na busca por conhecer a gastronomia de cada lugar, acaba “vasculhando todos os cantos da cidade, conhecendo seus costumes e seus personagens”. “A comida é uma das maiores manifestações culturais de cada povo”, completa.
No fim da viagem – que estava planejada para durar um ano, mas pode ser estendida – , ele quer começar a trabalhar de vez na área.
O publicitário-cozinheiro costuma se hospedar em quartos alugados ou na casa de amigos e, depois que acaba cada estágio, divide-se entre São Paulo, onde mora a esposa, e Fortaleza, onde mora seu filho.
As fotos e os relatos dos bastidores de cada trabalho são publicados em uma página no Facebook e em uma conta no Instagram, onde ele quer mostrar "o dia a dia da cozinha, que não tem glamour". "Todo mundo acha que o cozinheiro faz foie gras e come foie gras, mas na verdade ele come arroz com linguiça”, conta, rindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário