MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

'Pobre não é problema para nenhum país ou governante', afirma Lula

Declaração foi feita nesta sexta (1º), durante discurso em Foz do Iguaçu.
Ex-presidente participou do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Local.

Fabiula Wurmeister Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

O ex-presidente Lula destacou o desempenho dos programas de transferência de renda no combate à pobreza no Brasil (Foto: Fabiula Wurmeister / G1)O ex-presidente Lula destacou o desempenho dos programas de transferência de renda no combate à pobreza no Brasil (Foto: Fabiula Wurmeister / G1)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “quando se acredita, pobre não é problema para nenhum país ou governante”. A declaração foi feita no fim da manhã desta sexta-feira (1º) no discurso de encerramento do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O evento teve a participação de representantes de cerca de 60 países.

Segundo Lula, a guerra contra a miséria só se vence quando se passa a ouvir as pessoas. “Se o poder público, ao invés de ficar inventando a roda, tiver mais humildade e ouvir a sua população, os anseios locais, vai saber implementar ações verdadeiras de desenvolvimento econômico local”, reforçou ao destacar ainda a importância da igualdade de gênero, com oportunidades iguais para homens e mulheres.
Durante quase uma hora, Lula fez um resumo dos dez anos de governo petista no comando do país e evidenciou os resultados obtidos principalmente com os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e o de Alimentação Escolar (Pnae). O ex-presidente também chamou a atenção para a necessidade de regulamentação da Lei do Microempreendedor Individual nos mais de 3 mil municípios brasileiros que apenas a aprovaram.
Lula acompanhou o encerramento ao lado dos diretores brasileiro e paraguaio de Itaipu (Foto: Fabiula Wurmeister / G1)Lula acompanhou o evento ao lado dos diretores brasileiro
e paraguaio de Itaipu (Foto: Fabiula Wurmeister / G1)
Nos últimos dez anos, lembrou, foram investidos cerca de US$ 12 bilhões no combate à miséria no Brasil. “É muito pouco se a gente comparar ao que já foi empregado neste mesmo período, por exemplo, na guerra contra o Iraque, mais de US$ 3 trilhões”, disse Lula. “Em dezembro de 2002, quando o presidente Bush tentou me convencer da importância desta guerra, respondi que o Iraque ficava a 14 mil  Km daqui e que não conhecia o Saddam Hussein e que ele não tinha feito nada contra mim. A minha guerra era contra a pobreza”, recordou.
O fórum, realizado pela primeira vez no Brasil e organizado pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), contou com a participação de mais de 4,2 mil representantes de 68 países. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de aproximadamente 1,2 mil pessoas. O próximo encontro será realizado em Turim, na Itália, em 2015.
Campanha
Ao ser questionado sobre a possibilidade de se candidatar às eleições presidenciais de 2014, Lula preferiu desconversar e justificou que não poderia falar porque já acumula quatro multas por fazer campanha prévia. “Se eu receber mais uma multa, não vou ter dinheiro para apoiar as campanhas da Dilma [para a reeleição] e da Gleisi [Hoffmann]”, para o governo do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário