MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de novembro de 2013

Nascimento de novilhas trigêmeas muda rotina de produtores no RS


Fêmeas viraram atração em propriedade rural da cidade de Ganguçu, RS.
Veterinários especialistas afirmam que caso é raro na genética.

Do G1 RS
Um caso raro na genética animal mudou a rotina de uma família de Canguçu, na Região Sul do Rio Grande do Sul. A surpresa veio quando uma vaca holandesa deu cria de trigêmeos. A partir do nascimento, as bezerras viraram o centro das atenções na propriedade rural da família Ropke.
Encontrar as diferenças entre os três animais é difícil. A tonalidade do pelo, a mancha branca na cabeça e até mesmo o comportamento das trigêmeas comprovam que elas são muito parecidas. “Eu achava que era impossível uma coisa assim. Nascerem dois bezerros é algo que a gente já ouvia falar, mas de três eu só vi na televisão. Na nossa região eu nunca ouvi falar e nunca vi”, diz o produtor rural, Valdemar Ropke.
Todo o processo de fecundação aconteceu por meios naturais. De acordo com especialistas o fenômeno é raro. Em média, as vacas dão cria a apenas um terneiro por gestação.
“Este caso de parto triplo, principalmente de três fêmeas, ocorre um a cada 100 mil partos. Eu vou fazer 35 anos de profissão como veterinário aqui da região e o primeiro caso que eu vejo foi este de Canguçu", explica o médico veterinário Luiz Carlos Nunes.
Segundo veterinários, em casos de parto duplo é comum que a vaca precise de auxílio no nascimento dos terneiros. Porém, no caso de Canguçu os proprietários perceberam que as trigêmeas já haviam nascido de parto normal.
Vilma Ropke, esposa de Valdemar, diz que os cuidados com os animais já faz parte da rotina da casa. “E cuido delas. Quando chove já não deixo na rua, boto para dentro de casa, porque a gente tem medo. Elas são muito pequenas", disse.
Enquanto a esposa mima os filhotes, Valdemar pensa nos bons negócios que elas podem trazer. O produtor, que tinha interrompido a atividade leiteria por causa do baixo rendimento, agora, com mais três animais na propriedade, ganha um novo estímulo para retomar a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário