MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de novembro de 2013

Mutirão de Cateterismo realizado em Roraima atende 15 pacientes


Ação de saúde começou no sábado (23) e segue até segunda-feira (25).
Cateterismo cardíaco é um procedimento em que é colocado um cateter.

Do G1 RR

Os procedimentos começaram a ser realizados desde sábado (Foto: Divulgação/Sesau)Os procedimentos começaram a ser realizados
 no sábado (23) (Foto: Divulgação/Sesau)
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) realiza até a próxima segunda-feira (25), o décimo primeiro Mutirão de Cateterismo deste ano. 15 pacientes são submetidos ao procedimento, e em caso de emergência este número pode aumentar. Os exames começaram a partir das 7h de sábado  e ocorrem na sala de hemodinâmica do CDI.
Foi montada uma estrutura para receber os pacientes, com o envolvimento de uma equipe composta por três médicos, entre anestesista e um cardiologista hemodinamicista de Roraima e um de Brasília.
O cateterismo cardíaco é um procedimento em que é colocado um cateter (tubo fino, comprido e mole) em uma veia ou artéria, vasos sanguíneos que chegam até o coração, para estudos. Pode ser feito pelo braço direito por dissecção (com um pequeno corte) e pelos punhos ou pelas virilhas por punção.
Conforme a gerente hospitalar do Centro, Gardênia Sousa, é através do cateter que se descobre se o paciente precisa fazer uma cirurgia cardíaca, o grau da obstrução ou se o tratamento poderá ser feito ambulatorial. Além disso, ela destacou que após o procedimento o paciente permanece no CDI até ser liberado.
“Caso não haja condições de ir para casa em segurança, o paciente é encaminhado para a unidade coronária do Pronto Atendimento Airton Rocha, onde vai permanecer durante 24 horas até que possa receber alta”, frisou.
Os mutirões de cateterismo e angioplastia são realizados mensalmente no estado. O Centro de Diagnóstico por Imagem foi inaugurado em janeiro de 1994 e é a única unidade de saúde que oferece esse serviço na área de atendimento cardíaco com a oferta do cateterismo, por exemplo, para as unidades públicas e privadas, da capital e do interior, além de estrangeiros, vindos da Guiana, Venezuela e do Amazonas.
A unidade realiza outros procedimentos. Até outubro deste ano, foram realizados mais de 2.589 procedimentos entre cateterismo periférico, implantes de marca-passo e troca de marca-passo, estudos eletrofisiológicos da parte cardíaca (estudos do coração, para detectar a anomalia e se pode a anomalia pode ser corrigida com ablação, na própria unidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário