MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de novembro de 2013

Grupo caminha para lembrar irmãos mortos na BA: 'peço justiça', diz mãe


Jovens estavam em moto quando foram atropelados por carro de médica.
Manifestantes pedem que oftalmologista, que está presa, vá a júri popular.

Do G1 BA

manifestação (Foto: Reprodução / TV Bahia)Manifestação tomou ruas da Barra na tarde deste sábado, em Salvador (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Um grupo de amigos e familiares dos irmãos Emanuel e Emanuelle, que morreram vítimas de atropelamento no dia 11 de outubro, no bairro de Ondina, em Salvador, fizeram uma caminhada na tarde deste sábado (2), no bairro da Barra até o local onde ocorreu o acidente.
A manifestação em lembrança dos jovens reúne dezenas de pessoas, entre elas, a mãe das vítimas e a namorada de Emanuel. Os manifestantes seguram faixas pedindo justiça e paz no trânsito. A principal reivindicação é de que a médica que atropelou os dois irmãos vá a júri popular.
"Eu como mãe de Emanuel e Emanuelle peço justiça. Que a grande perda dos meus filhos se transforme em uma coisa maior. Que a justiça haja por essas mães que estão com seus filhos mortos até hoje e nada aconteceu", disse Marinúbia Gomes durante a caminhada.
A mãe dos jovens acrescentou dizendo que pretende chamar a atenção também para outros casos de mortes violentas no trânsito de Salvador. "É um manifesto pela paz. Um manifesto por um pedido de justiça. É isso que eu quero, meu coração só tem paz. Eu sinto tanto amor por essa população que me acolhe, que eu jamais estaria aqui em pé falando se não fosse o amor dessa população que liga para minha casa, que manda tanta lembrança, tanto presentinho que me agrada, que não faz com que eu me sinta só, que não deixa minha dor ser minha só. Querem dividir tudo comigo", disse emocionada.
"Nós ficamos felizes com a comoção da população e cientes de que isso não vai ficar impune. Desejamos que a justiça seja feita, e que ela vá a júri popular. [A manifestação] Não é só pelo fato de Emanuel e Emanuelle serem tirados de nós dessa forma tão brusca, como também para tentar mostrar à poupulação que a cidade está um caos, e não só a vida deles foi tirada, como de outras pessoas podem ser tiradas também", desabafou a namorada de Emanuel, Mainá Schirnhofer.
Casal de irmãos (Foto: Reprodução / Facebook)Irmãos morreram atropelados por médica na Bahia
(Foto: Reprodução / Facebook)
A médica Kátia Alves Pereira, investigada pela suspeita de atingir os irmãos de forma proposital está presa no Complexo Penitenciário da Mata Escura. A defesa dela entrou com pedido de habeas corpus e espera o julgamento.
De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora responsável pediu ao juiz da primeira instância informações sobre o processo. O advogado da médica, Sérgio Habib, informou que a oftalmologista está abalada psicologicamente e, por isso, está sendo medicada na central médica penitenciária.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), a oftalmologista está na Central Médica Penitenciária e não há previsão de alta. A Seap explica que esse procedimento é padrão para qualquer suspeito que tenha sido encaminhado de unidades médicas. A reconstituição do crime pedido da promotoria não tem data para ser realizada.
Denúncia
A médica foi denunciada à Justiça pelo Ministério Público da Bahia. A oftalmologista vai responder pelos crimes de duplo homicídio qualificado, impossibilidade de defesa e perigo comum, conforme a denúncia da promotora de Justiça Armênia Cristina Santos.
Para a promotora, as imagens capturadas pelas câmeras de segurança não mostram a ação de forma completa, por isso houve o pedido da reconstituição da batida. A intenção da Promotoria é saber sobre a velocidade e a dinâmica da batida do carro conduzido pela médica.
A médica foi internada no Hospital Aliança após o acidente, mas deixou a unidade de saúde no dia 17 outubro e foi encaminhada para o presídio feminino no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Irmãos morreram em acidente (Foto: Ruan Melo/G1)Amigos e familiares marcaram local do acidente com mensagem de paz (Foto: Ruan Melo/G1)
Investigação
No inquérito, a delegada Jussara Maria de Souza afirma que a médica "arremessou" o carro contra as vítimas - Emanuel e Emanuelle Dias, de 22 e 23 anos -, que trafegavam em uma moto. As vítimas foram projetadas contra um poste e tiveram mortes instantâneas, segundo a polícia. Com base no documento policial, a promotora argumenta que o caro é caracterizado pelo "perigo comum", por ter sido realizado em via movimentada e ter botado em risco a vida de pedestres que estavam em um ponto de ônibus.
Os promotores Nivaldo Aquino, Davi Gallo e Raimundo Moinhos acompanharam o caso na fase do inquérito policial. Segundo o MP-BA, seguindo procedimento padrão, foi realizado um sorteio eletrônicos entre os promotores de Justiça criminal e o processo foi transferido para a promotora Armênia Cristina Santos, que teve prazo de cinco dias para a análise do inquérito.
De acordo com o MP-BA, o juiz do 1º Juízo da 1ª Vara Criminal tem agora prazo de 10 dias para se pronunciar à defesa e, em seguida, ouvir as testemunhas. Esse processo, do lado da Promotoria, será acompanhado pelo promotor de Justiça Cássio Marcelo de Melo Santos. O MP-BA informa que a pena mínima que a médica pode pegar pelos crimes pedidos pelo MP é de 24 anos.
Na quinta-feira (24), o desembargador Jefferson Alves de Assis indeferiu pedido de urgência no julgamento do pedido de habeas corpus da médica. O Tribunal de Justiça da Bahia não informou quando a ação deverá ser julgada.
Acidente
No dia 15 de outubro, a principal testemunha da batida revelou ao G1 detalhes do acidente. "A gente [ele e os jovens na moto] parou no semáforo do antigo Salvador Praia Hotel e, quando a moto arrastou, também arrastei. O carro branco lá atrás. A moto seguiu em frente e, quando chegou lá na ponta do Ondina Apart, o carro passou com muita velocidade. Eu ainda reclamei e disse 'que motorista maluco!'. De repente, logo depois, teve a colisão dela batendo na moto. O carro jogou o casal contra o poste", relatou em exclusividade para a equipe. "Não houve freada, só derrapagem", informou o homem, que não quis se identificar.
Poste de iluminação onde ocorreu acidente foi decorado (Foto: Ruan Melo/G1)Local de acidente ganhou flores, capacetes e cartazes com mensagens de "paz" (Foto: Ruan Melo/G1)
'Choque'
"Ela está catatônica. Está em estado de choque. Ela não tinha a mínima possibilidade de prestar depoimento. Estava aérea. Não sei se por causa dos medicamentos", afirmou o promotor do Ministério Público da Bahia, David Gallo, após a médica chegar ao presídio.
Médica investigada por morte de jovens deixa hospital (Foto: Imagens/ Tv Bahia)Médica investigada por morte de jovens está há 8
dias em presídio (Foto: Imagens/ Tv Bahia)
O advogado da suspeita, Vivaldo Amaral, pediu respeito durante as investigações. "Infelizmente, ainda não posso falar sobre esse processo porque ele está em tramitação. A gente precisa ter respeito aos mortos, às familias dos mortos, à família da minha cliente que está sofrendo muito e à minha cliente. Ninguém pode ser tachado de culpado sem que o processo tenha terminado" afirmou. Ele mantém a confiança na absolvição da médica. "Não estranhe se ao final desse processo, depois de alguns anos, as pessoas que crucificaram minha cliente peçam desculpa. Fatos novos virão e eu tenho certeza que vamos reverter essa situação", conclui Amaral.
Daniel Keller, advogado da família das vítimas, afirma que confia na Justiça e na condenação da mulher. "A prisão foi o primeiro objetivo da família e hoje ela está presa. A expectativa é que ela continue presa enquanto aguarda julgamento. Acreditamos na Justiça, no Poder Judiciário", diz. A delegada Jussara Souza não falou com a imprensa.
acidente (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)Médica é investigada por morte de irmãos (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)
Médica investigada por morte de jovens deixa hospital em Salvador (Foto: Imagens/ Tv Bahia)Médica investigada por morte de irmãos saiu do hospital e foi levado para Presídio Feminino (Foto: Imagens/ Tv Bahia)
  •  
  •  
Motoqueiros, amigos e parentes fazem passeata por morte de irmãos na BA (Foto: Imagens / TV Bahia)Motoqueiros, amigos e parentes fazem passeata por morte de irmãos na BA (Foto: Imagens / TV Bahia)
Motoqueiros, amigos e parentes fazem passeata por morte de irmãos na BA (Foto: Ricardo Sizilio / Arquivo Pessoal)Motoqueiros, amigos, parentes e populares participaram de homenagens aos irmãos mortos após acidente de trânsito (Foto: Ricardo Sizilio / Arquivo Pessoal)
Enterro dos irmãos mortos em acidente de trânsito no bairro de Ondina, em Salvador, na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Um dos caixões seguiu primeiro, seguido do segundo. (Foto: Reprodução/TV Bahia)Velório de irmãos mortos em acidente de carro no bairro de Ondina, em Salvador, na Bahia (Foto: Imagem/TV Bahia)Amigos se despedem de jovens irmãos em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário