MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Energia da Árvore da Lagoa poderia acender 120 estátuas do Cristo


Árvore terá 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares.
Inauguração será no dia 30 de novembro.

Mariucha Machado Do G1 Rio

Em 2013,  com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)Em 2013, com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)
A Árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio, vai ser inaugurada dia 30 de novembro, a partir das 20h, com uma grande festa. No ano em que a árvore completa 18 anos, o tema será "Uma celebração à vida: águas, ar, florestas, humanidade e Natal”. Mil e duzentas pessoas, entre montagem, inauguração, manutenção e desmontagem, estão envolvidas nos trabalhos. Os cinco geradores usados para acender a árvore têm a capacidade para iluminar 120 estátuas do Cristo Redentor.
Em 2013,  com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas. Para iluminá-la, foram instaladas 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e cem refletores de led. Cinco geradores compactos alimentarão a estrutura.
A cenografia é assinada por Abel Gomes, que participa desde a primeira edição, em 1996. Segundo o Guinness Book of Records, a árvore da Lagoa é a maior flutuante do mundo.
Promessa de emoção
Um carrilhão eletrônico que foi importado da Itália reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta qualidade. O sistema vai permitir também a execução de músicas em dias e horários programados, as canções serão ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
"A árvore foi criada para emocionar a população do Rio de Janeiro, acabou expandindo para o Brasil e, agora, ela repercute no mundo inteiro. As pessoas se emocionam pela beleza da árvore. Não é o tamanho dela, é o trabalho artesanal que existe por trás das pessoas amarrando as luzes. Ela é feita com muito carinho", disse Roberta Medina, criadora do projeto.
"A árvore tem que ser artesanal, porque é assim que a gente faz na nossa casa. Eu vou resistir ao máximo para colocar painel de led nesta árvore. A gente poderia enchê-la de led, mas não seria a mesma coisa, eu tenho certeza. A nossa garota de 18 anos vai completar a maioridade", disse Abel Gomes.
Organizadores dão detalhes da Árvore de Natal da Lagoa de 2013 (Foto: Mariucha Machado/G1)Organizadores dão detalhes da Árvore de Natal da
Lagoa de 2013 (Foto: Mariucha Machado/G1)
Espetáculo
Um musical inspirado em clássicos natalinos como "Um conto de Natal", de Charles Dickens, e "O expresso polar", de Chris Van Allsburg, darão o clima da festa, que terá a participação do ator Daniel Boaventura. O concerto de inauguração vai ser integrado com a cenografia  da árvore, destacando os cinco elementos do tema.
Daniel Boaventura viverá o personagem Nestor Zampano, um empresário politicamente incorreto que mergulha no passado para descobrir o verdadeiro sentido do Natal.
Acompanhada pelo coral da Fundação Bradesco e pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, na Região Sul Fluminense, a cantora Simone também participará do espetáculo de inauguração com um pocket show.
A tradicional queima de fogos, sincronizada pelos efeitos especiais de som e luzes da árvore, encerrará a festa.
A direção musical do espetáculo "Uma celebração à vida" é de Guto Graça Mello, o roteiro é assinado por Péricles de Barros Júnior e a coreografia e direção de cena, por Carlinhos de Jesus. A direção geral é de Maurício Tavares.
Em 2013,  com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)Em 2013, com 85 metros de altura, o equivalente a 28 andares, a árvore de Natal pesa 542 toneladas. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)
Ponto turístico
A  inauguração da Árvore da Lagoa é um dos três principais eventos da cidade, ficando atrás do Carnaval e Réveillon. "Esse ano a árvore traz mensagens educativas. Além disso, ela tem também um elemento que o mundo precisa muito, que é a magia", disse Roberta Medina.
Cerca de 40 mil pessoas devem acompanhar a inauguração da árvore no dia 30. Quem não puder estar no local, pode acompanhar a inauguração pela internet.
Antônio Pedro Figueira de Melo, secretário Municipal de Turismo, afirmou durante a coletiva de imprensa que a inauguração da árvore ajuda acelerar aq economia da cidade e atrai muitos turistas. Segundo ele, a Prefeitura vai continuar trabalhando para minimizar os impactos no trânsito.
"Eu acho muito bonito a árvore completar a maioridade. Isso mostra também que a cidade esta mais madura. O esquema do trânsito está sendo planejado por todos os órgãos públicos. Há três anos não temos tantos percalços. É obvio que tem um fluxo maior, mas estamos trabalhando para que não existam tantos transtornos. A partir do dia 30 de novembro vai começar um especial e vai ate o dia 6 de janeiro", afirmou o secretário. As informações do trânsito serão divulgadas pela Secretaria Municipal de Transportes nos próximos dias.
Serviço
Inauguração: 30 de novembro
Horário: a partir das 20h
Local: Parque do Cantagalo, Lagoa Rodrigo de Freitas
  •  
Cerca de 40 mil pessoas devem acompanhar a inauguração da árvore no dia 30. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)Cerca de 40 mil pessoas devem acompanhar a inauguração da árvore no dia 30. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)
Um carrilhão eletrônico que foi importado da Itália reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta qualidade.  (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)Um carrilhão eletrônico que foi importado da Itália reproduzirá os sons das badaladas de sinos originais, com alta qualidade. (Foto: Simulação Árvore da Lagoa / Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário