MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Em mutirão, médicos colocam balão gástrico em pacientes obesos de GO


Cirurgia gratuita traz esperança a quem não tem como pagar pelo tratamento.
Balão reduz o apetite do obeso, mas é um método temporário.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Em busca de emagrecimento e mais saúde, vinte pacientes que participam do programa de tratamento da obesidade do Hospital Geral de Goiânia(HGG) colocaram balões gástricos, no domingo (24). O procedimento reduz em 50 % a capacidade do estômago, o que diminui o apetite. Esta é a primeira vez que a cirurgia é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás.
O procedimento foi realizado pelo mutirão da Oficina da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. No estado, não existe nenhum hospital conveniado ao SUS que realize esse tipo de tratamento. "O balão intragástrico para tratamento da obesidade ainda não nos é credenciado pelo SUS. Por isso a ação é tão importante. Para nós, é um avanço muito grande e é a primeira ação desse gênero feita no nosso estado", explicou o diretor geral do HGG, André Luiz Braga.
Durante o mutirão, três equipes de médicos faziam os procedimentos simultaneamente. Cada operação durou cerca de 40 minutos.
"A obesidade esté tendo uma proporção cada vez maior no Brasil. O balão intragástrico é uma opção de tratamento para os pacientes que já tentaram todas as opções clínicas e não conseguem mudar o padrão de estilo de vida e alimentar", afirmou o coordenador da oficina Fábio Segal.
Feito com um material parecido com silicone, o balão é colocado no estômago por meio de uma endoscopia. Ele é preenchido com um líquido que tem corante azul, para o paciente perceber caso aconteça o rompimento. O método é temporário, pois é preciso retirar o balão gástrico depois de seis meses.
Mesmo sabendo que pode sofrer dor e enjoos, a empregada doméstica Claudineide Maria de Andrade quis fazer o procedimento. Ela busca motivação no preconceito que sofre diariamente. “Você já pensa na hora de voltar para casa a dificuldade de pegar o ônibus. Na hora de passar na catraca, todo mundo está te olhando e você sabe que não vai conseguir passar na catraca. As pessoas ainda falam assim: ‘Tenta. Tenta passar’. Cada dia eu quero ter mais força e saber que cada dia é um dia novo. Cada dia quero estar um peso a menos", ressalta.
A idosa Hilda Maria Soares, de 70 anos, quer se ver sem os quilos a mais, que dificultam as tarefas diárias e aumentam os riscos de doenças cardíacas. "Não dou conta de fazer quase nada. Eu ficando sem a barriga estou feita, te garanto que ela nunca mais vai estar aqui", diz.
Médicos operam paciente obeso durante mutirão, em Goiânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Médicos operam paciente obeso durante mutirão em Goiânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário