MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Congado mineiro simboliza esperança e fé do povo negro


Festa tem mais de 300 anos no país; Parceiros mostram um grupo.
Religião é um dos motivos que fez povo negro resistir à escravidão.

Do G1 MG

O Brasil celebra, nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. A data convida a refletir sobre a história de pessoas que resistiram a um dos mais bárbaros capítulos da história, a escravidão. Privados da liberdade e sem direitos básicos, os negros conseguiram preservar traços importantes da cultura africana. O congado, por exemplo, muito comum em Minas Gerais, é uma festa que tem mais de 300 anos. Os Parceiros do MGTV mostram um pouco mais sobre essa mistura de festa e devoção.

Na época da escravidão, o congado foi uma fonte de fé e esperança para o povo negro. Os santos festejados, de acordo com a dona de casa Zilda Pereira, são Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida. “A importância de Nossa Senhora do Rosário é a referência, representando pra nós a mãe de Cristo, a mãe do senhor Jesus, a mãe de todos nós, da humanidade”, explica a devota Maria Nascimento.

A força dessa  manifestação popular está enraizada na nossa cultura. Por isso, é importante ter a consciência do que esse movimento de resistência representa para a negritude.  A estudante Ester Antonieta reconhece na festa um dos motivos que fez o povo negro resistir ao preconceito e à escravidão, “mostrando que as pessoas ainda têm fé no Rosário, e acreditam em dias melhores”, diz.

A tradição é passada de pai para filho, se tornando também um elo familiar. “ É  a doutrina espiritual minha e da minha família. E a gente dá a continuidade a essa caminhada”, diz Antônio Jorge. Dessa forma, a festa, a música e a fé existentes no congado mineiro perpetuam a esperança e a força do povo negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário