MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Casas de praia são soterradas pela areia das dunas no litoral do RN


Imóveis foram invadidos pela areia e perderam valor em Jenipabu.
Praia é conhecida pela beleza de suas dunas no litoral Norte do estado.

Do G1 RN

O movimento das areias das dunas já deixou pelo menos 12 casas soterradas na praia de Jenipabu, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Construídos em áreas de beira-mar, outros imóveis também estão sendo invadidos pela areia e vêm sofrendo desvalorização. Os proprietários, segundo moradores da região, só aparecem em feriados e fins de semana, e não conseguem mais alugar as casas. Jenipabu é uma das praias mais conhecidas do Rio Grande do Norte, principalmente pela beleza de suas dunas.

Pesquisadora das dunas de Jenipabu há 13 anos, a professora do departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elenice Vital, explica que a paisagem da praia vem mudando devido às agressões causadas pelo homem. "Antes as dunas se fixavam na região do morro de Jenipabu, porém atualmente a passagem está, digamos, barrada, e a areia procura outros caminhos", conta a professora.
Enquanto a areia procura espaço para se fixar, mais casas são perdidas. "Muita gente perdeu imóvel. Tem mais de 10 casas beira-mar que custam R$ 200 mil, R$ 300 mil, todas perdidas. Os donos não vêm atrás", afirma o estudante Eduardo Melo. "O homem que está no lugar errado. A natureza vai continuar o percurso dela", conclui a professora Elenice Vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário