MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Caminhada Zumbi dos Palmares no Amapá inicia com culto a Exu


Marcha foi realizada nesta quarta-feira (20) em Macapá.
Evento é parte da programação da Semana da Consciência Negra.

Dyepeson Martins Do G1 AP

Ritual tem o objetivo de atrair energias positivas ao fiéis (Foto: Dyepeson Martins/G1)Ritual tem o objetivo de atrair energias positivas aos fiéis (Foto: Dyepeson Martins/G1)
Cânticos dedicados ao orixá africano Exu marcaram o início da caminhada Zumbi dos Palmares realizada nesta quarta-feira (20), em Macapá. O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, promovida de 16 a 25 de novembro na União Nacional dos Negros do Amapá (UNA). Segundo o sacerdote do movimento afro religioso candomblé, 'Pai Marcos', o ritual é importante para atrair energias positivas aos fiéis.
Sacerdote pai Marcos (Foto: Dyepeson Martins/G1)Sacerdote 'Pai Marcos' (Foto: Dyepeson Martins/G1)
“Exu é o elo de ligação entre o Orún e Ayê, que representam o céu e a terra. O ritual abre os caminhos, nos dinamiza e nos permite ter uma vida e trajeto de vitórias. O banho que todos estão recebendo é importante para espantar as energias negativas e atrair energias positivas”, explicou Marcos, sacerdote há 30 anos.

O estudante Alexandre Costa, de 30 anos, frequenta os rituais de candomblé há 16 anos. Para ele, o movimento religioso é importante para manter o equilíbrio na vida. “O candomblé me trouxe bom astral. Estava em busca de um equilíbrio espiritual e encontrei”, ressaltou o estudante.

De acordo com a organização da caminhada, cerca de mil pessoas marcharam em favor da luta negra contra todo tipo de preconceito. O encerramento da Semana da Consciência Negra, no dia 25, culminará com o aniversário da UNA. A data será comemorada com o show do grupo musical baiano Olodum.
Caminhada reuniu cerca de mil pessoas, segundo coordeção do evento (Foto: Dyepeson Martins/G1)Caminhada reuniu cerca de mil pessoas, segundo coordenação do evento (Foto: Dyepeson Martins/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário