MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bebê de Marabá recebe a chave da cidade


Entrega faz parte da Semana do Bebê, promovida pelo governo e Unicef.
Programa aborda o direito à sobrevivência e desenvolvimento de crianças.

Do G1 PA

bebê marabá (Foto: Reprodução/ TV Liberal)Adriel Silva nasceu por volta de cinco horas da manhã com 3 quilos e 48 centímetros (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
O primeiro bebê que nasceu nesta segunda-feira (18) em Marabá, sudeste do Pará, ganhou a chave da cidade. A entrega da chave faz parte da programação da Semana Estadual do Bebê, uma parceria da prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para combater a mortalidade infantil.
Adriel Silva nasceu por volta de cinco horas da manhã com 3 quilos e 48 centímetros. Vai ser uma semana inteira dedicada aos recém-nascidos em Marabá. A programação segue até sexta-feira (22), e conta com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, justiça e direitos humanos.
De acordo com o Unicef, a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que tem a finalidade de tornar prioridade, na agenda dos municípios brasileiros, o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade. A proposta é incentivar os municípios para que realizem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
bebê marabá unicef (Foto: Reprodução/ TV Liberal)Unicef promove ação de compromisso à sobrevivência de crianças em diversas cidades do mundo. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
A iniciativa começou no município de Canela, no Rio Grande do Sul, onde o evento já é realizado há 13 anos. Por se tratar de uma boa prática, o Unicef sistematizou a metodologia da Semana do Bebê e está ajudando a promovê-la em centenas de municípios brasileiros, inclusive ultrapassando a fronteira do Brasil e chegando a países como Portugal, Argentina e Uruguai.
Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro colabora com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada” – iniciativa do Unicef, dos governos dos Estados Unidos, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia “Toda Mulher Toda Criança”, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em 2010. O objetivo é acelerar os esforços dos governos e da sociedade para reduzir as mortes evitáveis de crianças de até cinco anos de idade, com ênfase nos primeiros dias de vida.
Conforme, ainda, o Unicef, “os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”.
Segundo a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Dione Cunha, este ano foram eleitos cinco municípios como polos para concentração das atividades da Semana do Bebê: Altamira, Belém, Marabá, Santarém e Soure. No entanto, todos os demais municípios estão sendo incentivados a promover uma programação para a população, especialmente destinada às crianças até seis anos de idade e suas famílias. Além de técnicos do Nível Central da Sespa, os municípios estão recebendo apoio dos 13 Centros Regionais de Saúde.
Os municípios também foram orientados a realizar atividades nas escolas, abordando temas como álcool e outras drogas e gravidez na adolescência. Os gestores devem, ainda, mobilizar os conselhos e entidades para a participação em conselhos de saúde, tutelar, de direito da criança, de assistência e segurança alimentar e nutricional, assim como envolver a Pastoral da Criança e grupos de mães e a Câmara de Vereadores no sentido de criar e aprovar projeto de lei criando a Semana Municipal do Bebê. A programação será encerrada com uma grande caminhada para chamar a atenção da sociedade para a garantia dos direitos das crianças.
Belém
Como parte da programação, em Belém, acontecerá, de 19 a 21 de novembro, no auditório da Santa Casa, o Seminário Primeira Infância - Cuidado, Proteção e Compromisso, promovido pela Sespa e Sesma com o objetivo de debater aspectos de saúde, educação e sociais da primeira infância. Na primeira mesa, a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, vai apresentar a Situação da Infância no Pará e a secretária municipal de Saúde, Selma Alves, a Situação da Infância em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário