MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Alcachofra pode ajudar a diminuir colesterol, diz nutricionista


Segundo Karin Honorato, planta ativa vesícula e ajuda a proteger fígado.
Especialista ensina como preparar chá com folhas secas da planta.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala, nesta segunda-feira (25), sobre as funções terapêuticas da alcachofra. A planta fornece uma flor e, dentro dela, há uma parte carnosa com a qual podem ser preparadas várias receitas. Mas a especialista destaca os benefícios do consumo das folhas do vegetal, que pode até ajudar a diminuir o colesterol no organismo.

“A principal função da alcachofra é para ativar a vesícula e estimular a bile. Por isso, ela é tão interessante para a digestão das gorduras. E essa planta, também, ajuda muito a proteger o fígado. Por isso, ela tem uma ação comprovada para diminuir o nível de colesterol e triglicérides no sangue”, destaca a nutricionista.

Segundo Karin Honorato, o certo é consumir as folhas de alcachofra secas. Para fazer um chá de infusão, deve-se ferver a água, desligar o fogo, colocar  a erva numa xícara ou numa outra vasilha, adicionar água quente e abafar. E, depois de um tempo, deve-se coar e tomar o chá.
Ela ressalta que não se pode adoçar o chá de nenhuma forma para não atrapalhar a ação da erva no organismo.  Karin Honorato alerta, ainda, que as ervas embaladas em saquinho não têm o mesmo valor terapêutico da erva seca.

“A cinarina é a principal substância ativa da alcachofra. E é ela a responsável tanto por proteger o nosso fígado quanto ajudar realmente na digestão”, explica. Karin afirma que a alcachofra é indicada para pessoas que não fazem bem a digestão depois de comer alguma proteína, a exemplo das carnes. “Então, é interessante tomar um pouquinho do chá antes e depois da refeição”, recomenda. Entretanto, ela pontua que a infusão não é indicada para quem sofre com problemas relacionados à produção excessiva de ácido.

De acordo com a nutricionista, podem ser consumidas de três a cinco xícaras de chá de alcachofra ao longo do dia. Ela pondera, porém, que este uso não pode ser crônico, especialmente por pessoas que têm problemas ligados à vesícula. “Procure orientação porque as ervas também são medicamentos”, diz.

Karin finaliza esclarecendo um mito acerca da alcachofra, que, segundo ela, muitas vezes é consumida porque quem quer emagrecer. De acordo com a especialista, o vegetal não tem esta ação direta que leva à perda de peso.
A alcachofra, afirma Karin, tem uma ação estimulante da vesícula, melhora o processo digestivo e ajuda, inclusive, no bom funcionamento no bom funcionamento do rim e do fígado. Dessa forma, com os órgãos em equilíbrio, o vegetal pode contribuir para o emagrecimento, mas, para atingir este objetivo, a nutricionista recomenda que a dieta seja controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário