MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de novembro de 2013

Agricultores recebem máquinas para fábrica de extração de óleo vegetal


Ao menos 25 agricultores vão trabalhar na extração de óleo no interior do AC.
Produto já é exportado para fora do Acre.

Francisco Rocha Do G1 AC

Equipamentos foram entregues pelo governador Tião Viana (Foto: Francisco Rocha/G1)Governador Tião Viana participa de entrega em Mâncio Lima (Foto: Francisco Rocha/G1)
A Cooperativa de Agricultores de Polpa de Frutas do município de Mâncio Lima (AC), recebeu na sexta feira (22) equipamentos para a fábrica de extração de óleo vegetal. Os trabalhadores rurais foram beneficiados pelo programa de economia solidária que tem apoio do Ministério do Trabalho e é administrada pela Secretaria de Pequenos Negócios do Acre (SEPN).
As máquinas foram adquiridas com recursos do Governo Federal e custaram mais de meio milhão. A entrega dos equipamentos foi feita pelo governador do estado, Tião Viana (PT) e pelo secretário de estado de Pequenos Negócios, José Carlos Reis.
O óleo vegetal produzido em Mâncio Lima é extraído do açaí, patuá e buriti que são frutos típicos da Amazônia. Além do grande valor alimentar, também são utilizados pela indústria de cosméticos. No Acre, o óleo desses frutos, extraídos de forma artesanal, são utilizados na fabricação de sabão e sabonete natural.
Óleo vegetal produzido em Mâncio Lima é extraído de frutos da Amazônia (Foto: Francisco Rocha/G1)Óleo vegetal produzido em Mâncio Lima é extraído de frutos da Amazônia (Foto: Francisco Rocha/G1)
Entusiasmado com a capacidade e criatividade dos fabricantes de óleo vegetal da floresta, o governador afirmou que o estado vai fornecer subsídios para que pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtacre) e Embrapa possam desenvolver pesquisas para reaproveitar o subproduto extraído dessas frutas para servir de ração para peixe, aves, suínos e bovinos.
“É importante o governo criar essas alternativas para que as pessoas possam desenvolver seus trabalhos com mais qualidade melhorando sua fonte de renda. É isso que estamos fazendo no Acre, oferecendo condições para que as famílias vivam bem na floresta sem causar danos ao meio ambiente e aproveitar o potencial econômico da Amazônia”, explica Viana.
Um dos pioneiros na extração de óleo dessas palmeiras no Vale Juruá é o agricultor Manoel Bezerra de Sousa, de 66 anos de idade. Nordestino, mas morando há 20 anos no Acre, ele conta que aprendeu a profissão ainda criança com mãe.
Equipamento foram entregues em Mâncio Lima (Foto: Francisco Rocha/G1)Equipamentos foram entregues em Mâncio Lima (Foto: Francisco Rocha/G1)
Da extração do óleo vegetal, seu Manoel fabrica sabão e sabonetes naturais que são utilizados para uso doméstico e para o tratamento da manchas na pele e micoses. O sabonete medicinal da floresta é composto por óleo de amargoso, óleo de murmuru e óleo de coco.
Antes de receber as máquinas de alta tecnologia com capacidade para produzir até 500 litros de óleo por semana, seu Manoel inventou sua própria máquina para fazer a extração do óleo vegetal.
A engenhoca construída por ele é feita a partir de peças de caminhão, engenho de cana, máquinas pesadas e moinho de carne. Mesmo sem nunca ter estudado engenharia, o inventor da floresta afirma que não teve dificuldade para fazer o equipamento que o ajudou a aumentar sua produção na extração do óleo.
Com o novo maquinário, ele acredita que vai aumentar ainda mais sua produção. Devido a qualidade do produto, ele comenta que muitas encomendas já surgiram.
“Temos muitas encomendas de óleo de buriti, açaí e principalmente do patuá. Até o fim do próximo mês uma tonelada de óleo vegetal vai ser exportada para São Paulo de onde já temos muitas encomendas”, comemora Manoel.
Com a extração de forma artesanal de óleo vegetal, o agricultor conta que tem uma renda mensal de R$ 3mil. Na nova fábrica que vai gerar emprego direto para 25 pessoas, a expectativa do agricultor é que esse valor possa duplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário