MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Usar elevador e escada rolante exige atenção

Luan Santos A TARDE

  • Fernando Amorim | Ag. A TARDE
    Pais devem manter as crianças longe da faixa amarela
Basta alguns minutos em frente a escadas ou esteiras rolantes de um shopping center para observar crianças brincando de subir e descer sozinhas ou perto dos pais. Ver os pequenos se apoiando no corrimão destes equipamentos também é comum.
No entanto, a aparente situação de diversão representa um risco para a segurança, principalmente de crianças e idosos. Especialistas alertam que o uso incorreto de elevadores, escadas e esteiras rolantes pode causar graves acidentes e, em alguns casos, até a morte.
Para a educadora Elisângela Galdino, de 38 anos, todo cuidado é pouco quando leva o filho José Felipe, de apenas 2 anos, ao shopping center. "Precisamos ficar sempre atentos, pois eles gostam de brincar o tempo todo. Tento sempre mantê-lo no meio da escada, afastado do corrimão", contou a mãe.
O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Leandro Fonseca, diz que a postura de Elisângela está correta e acrescenta  que todo cuidado é pouco ao utilizar estes equipamentos.
"É preciso mais conscientização dos usuários, principamente dos pais. Segurar a mão das crianças e mantê-las afastadas do corrimão são as principais indicações", ressalta Fonseca.
Segundo ele, o Crea-BA realiza, anualmente, vistorias em shopping centers para avaliar as condições de elevadores e escadas e esteiras rolantes, além de cobrar a realização de manutenção destes equipamentos.
"Nas vistorias que realizamos, não encontramos irregularidades. O grande problema que percebemos é o uso incorreto destes equipamentos", afirma.
O órgão responsável pela fiscalização destes equipamentos, em shopping centers e residências, é a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Este ano, o órgão já realizou 339 vistorias em elevadores, mas não detectou irregularidades.
Ação
Visando alertar pais e filhos sobre os riscos do uso incorreto de elevadores, esteiras e escadas rolantes, será realizada, no próximo dia 5 de outubro, uma ação educativa em quatro shopping centers de Salvador.
Em Salvador, a ação, denominada Faça a Coisa Certa, contará com materiais educativos e lúdicos, como um gibi, que mostra de maneira ilustrativa a forma correta de utilizar elevadores, esteiras e escadas rolantes. Outro material disponível será o game Faça a Coisa Certa, que testa os conhecimentos da garotada sobre os riscos e como utilizar esses equipamentos.
O jogo possui um ranking de pontuação que cada participante poderá acompanhar. A ação traz ainda um o vídeo que ensina a usar corretamente o elevador e pode ser visto no Youtube.
Em sua sexta edição, a ação deste ano terá a participação de 42 shopping centers, em 27 cidades de 14 estados. A campanha é realizada pela ThyssenKrupp Elevadores, empresa fabricante e responsável pela manutenção destes equipamentos.
O gerente da filial Bahia da empresa, Aélio Andrade, explica que, ao contrário do que se pensa, pegar a criança no colo para utilizar a escada rolante não é recomendado.
"Os pais podem perder o equilíbrio na hora de sair da escada. É muito importante para a segurança das crianças os pais segurarem a sua mão", enfatizou.
Apoiar-se ou se debruçar sobre os corrimãos ou utilizá-los como escorregador; correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante ou sentar nos degraus, nem pensar.
"Há o risco de a criança andar no sentido contrário e tropeçar em um degrau. Se ele encosta ou senta no degrau, pode ser projetada para fora e cair da escada, causando até um acidente fatal", reforçou o vice-presidente do Crea-BA.
Legislação
Em Salvador, a regulação de elevadores, escadas e esteiras rolantes é feita pelas leis 5.907/ 2001 - que dispõe sobre a manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados - e 5.503/ 1999 (Código de Polícia Administrativa do Município).
A Lei 5.907 determina que os responsáveis pelos equipamentos devem providenciar recuperação, manutenção, reforma ou restauro necessário à segura utilização. A multa para o não cumprimento varia de R$ 30 a R$ 1.000.
No caso das escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira  195/1999 determina o uso de avisos de alerta nos locais onde os equipamentos estão instalados para chamar a atenção da população.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das 830 mil mortes de crianças/ano que ocorrem no mundo por causa de acidentes poderiam ser evitadas, por meio da adoção de comportamentos seguros.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário