MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Intolerância à lactose

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado


Após o desmame, ocorre uma redução geneticamente programada e irreversível da atividade da lactase na maioria das populações do mundo, cujo mecanismo é desconhecido, resultando em má absorção primária de lactose. Má absorção ou má digestão de lactose é a diminuição na capacidade de hidrolisar a lactose, um tipo de carboidrato presente principalmente em leite e derivados.
A lactose, não sendo hidrolisada, não é absorvida no intestino delgado e passa rapidamente para o cólon. Após uma série de reações nesse local ocorre sua fermentação que pode causar dor abdominal e desconforto intestinal. Os sintomas típicos incluem dor abdominal, sensação de inchaço no abdome, flatulência, diarréia, arrotos e, particularmente nos jovens, vômitos.
Para o tratamento inicialmente é recomedada a retirada temporária de alimentos ricos em lactose até a remissão dos sintomas. Após isso reintroduzir aos poucos esses alimentos e observar. A exclusão total e definitiva da lactose da dieta deve ser evitada, pois pode acarretar prejuízo nutricional de cálcio, fósforo e vitaminas, podendo estar associada com diminuição da densidade mineral óssea e fraturas.
Atualmente já existe a lactase na forma de comprimidos e deve ser utilizada somente pelas pessoas as quais a retirada parcial e a reintrodução dos alimentos com lactose não foi efetiva. A orientação deve ser feita por um médico e/ou nutricionista.
Referência:
MATTAR, R.; MAZO, D.F.de C. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular.Rev Assoc Med Bras, v.56, n.2, p.230-6, 2010.
Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário