MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de setembro de 2013

Charlie Musselwhite rouba a cena de Ben Harper no Palco Sunset


Dupla apresentou músicas do disco conjunto 'Get up!' nesta sexta (20).
Apresentação acabou com cover de música do Led Zeppelin.

Shin Oliva Suzuki Do G1, no Rio

Ben Harper era o nome mais conhecido e o seu público estava no Palco Sunset no começo da noite desta sexta-feira (20) no Rock in Rio. Mas quem se sobressaiu foi o gaitista americano Charles Musselwhite, com quem Harper gravou um elogiado disco de blues lançado neste ano. O gênero pai do rock dominou totalmente a apresentação.
A performance se dividiu entre músicas próprias do veterano gaitistas e faixas de "Get up!", o álbum em conjunto dos dois lançado pelo importante selo especializado em soul Stax. O primeiro contato dos dois nasceu através de uma gravação com a lenda blueseira John Lee Hooker em que ambos participaram.
O som começou instável no começo, com o baixo estourando e as guitarras pouco audíveis em "Get up". As coisas melhoraram com "I don't believe a word you say", blues sujo com a atmosfera dos pântanos da Louisiana recriada pela gaita de Musselwhite.
O espaço em frente ao Palco Sunset foi muito disputado, mas tinha um público disperso, mais preocupado em papear já que não apareciam os hits da carreira solo de Ben Harper. Mas Musselwhite merecia mais atenção. Aos 69 anos, ele já disse que foi a inspiração para o personagem de Dan Aykroyd para "Os irmãos cara-de-pau", famoso filme dos anos 1980 que tem o blues e o soul como tema. Conviveu com lendas do blues como o próprio John Lee Hooker e teve sua parte nos excessos do estilo de vida dos músicos do gênero.
Sua voz rouca, envelhecida em álcool (ele chegou a enfrentar problemas com a bebida), se destacava entre quem se dedicava a ouvir o show. Diversos temas de sua carreira apareceram como "The blues overtook me" e "Homeless child".
Ben Harper aparecia com a "slide guitar", em que se desliza sobre as cordas com um cilindro e se obtém um dos sons mais característicos do blues. Foi com ela que se introduziu um dos momentos mais marcantes da apresentação, a versão para o clássico do Led Zeppelin "When the leeve breaks" - que por sua vez adapta um velho blues de 1929 por Kansas Joe McCoy e Memphis Minnie. Ao final, um felizardo pegou a gaita de Musselwhite atirada em direção à plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário