MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cães com calazar são sacrificados em Gurupi após morte de homem


Um ex-policial morreu no último fim de semana vítima da doença.
Em 2012 foram sacrificados quase 500 animais na cidade.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Cachorros são sacrificados em Gurupi por causa do calazar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cães são sacrificados em Gurupi por causa do
calazar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Três cães tiveram que ser sacrificados em Gurupi, sul do Tocantins, depois de contrair calazar, doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui. Por causa da doença, o ex-policial Osmar Pereira da Silva, de 51 anos, morreu no último final de semana, depois de ficar cerca de 30 dias internado no Hospital Regional da cidade. Esta foi a segunda morte por causa da doença neste ano no município.
Islane da Silva, que mora no setor Alto da Boa Vista, localizado na zona sudoeste de Gurupi, onde também vivia o ex-policial que morreu, teve que sacrificar os dois cachorros depois de descobrir que eles estavam com calazar. "A gente solicitou a coleta deles porque é perigoso. Uma pessoa já morreu aqui esses dias, então nós ficamos muito temerosos", justificou.
  •  
Homem morre vítima de calazar em Gurupi (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Homem morre vítima de calazar em Gurupi
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
No início deste mês, a universitária Misllayne Villa, que também é moradora do setor, levou o cachorro dela para fazer o exame porque ele apresentava sinais da doença. O resultado foi positivo e ela também precisou sacrificar o animal de estimação. "O caso dela não tinha solução porque minha cachorra já estava num estágio muito crítico, estava muito ferida e se fosse para tratá-la o sofrimento seria muito maior, tanto para ela, quanto para a gente."
Em 2012, segundo dados do Centro de Zoonose de Gurupi, foram sacrificados quase 500 animais na cidade porque apresentaram algum tipo de doença. No ano passado, 29 casos de calazar foram confirmados. Este ano, foram cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário