MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de setembro de 2013

Alunos do AP apresentam projetos de sustentabilidade para a Amazônia


Projeto Florestablidade aconteceu na Escola Lucimar Amoras Del Castillo.
Tema explorado foi o melhor aproveitamento da flora amazônica.

John Pacheco Do G1 AP

Produtos a base de plantas foram expostos nas salas (Foto: John Pacheco/G1)Produtos a base de plantas foram expostos nas salas (Foto: John Pacheco/G1)
Alunos da Escola Lucimar Amoras Del Castillo, no bairro Santa Rita, em Macapá, apresentaram neste sábado (21), os primeiros resultados do projeto Florestabilidade, que motivou estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a desenvolverem alternativas sustentáveis para o melhor aproveitamento da flora existente na Amazônia.
Alunos do EJA apresentaram projeto sobre o correto plantio do açaí (Foto: John Pacheco/G1)Alunos do EJA apresentaram projeto sobre o
correto plantio do açaí (Foto: John Pacheco/G1)
O Florestabilidade é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com as secretarias estaduais de Educação. Na escola, 7 projetos foram apresentados, entre eles, os da turma de Alex Fabiani, de 41 anos, que expôs uma nova forma de plantar o açaí, sem agredir tanto o solo.
Sete projetos foram apresentados (Foto: John Pacheco/G1)Grupo defendeu plantação de açaí em áreas
desmatadas (Foto: John Pacheco/G1)
"Hoje está comprovado que o melhor local para plantio de açaí, é em chão de terra firme, mesmo não sendo o ambiente natural da planta. No solo de terra firme, ocorre uma degradação muito menor. A alternativa é realizar cultivo de açaí em áreas desmatadas. Porém, essas áreas na Amazônia pertencem a grandes proprietários", explica Fabiani.
O aluno defendeu que a produção de açaí em áreas desmatadas amplia a quantidade de plantio, que posteriormente causaria uma redução no preço do produto.
A professora Ana Lúcia Pereira trabalhou com 2 turmas de ensino médio a questão da arborização da capital, focando no plantio de espécies adequadas em distintos pontos da cidade. Na própria escola houve o plantio de mudas de açaí, coqueiros e de noni.
Durante alguns meses, professores e alunos participaram de oficinas de educação ambiental para o desenvolvimento do Florestabilidade. Além dos projetos, houve a exposição de produtos feitos com materiais orgânicos, fotos e reaproveitamento de madeira inutilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário