MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Médicos do Amazonas entram em greve nesta terça (23), diz sindicato


Apenas serviços de urgência serão mantidos.
Greve segue orientação de entidades nacionais.

Do G1 AM

No início do mês, médicos promoveram  'abraço coletivo' em volta da Santa Casa de Misericórdia, durante protesto (Foto: Tiago Melo/G1 AM)No início do mês, médicos promoveram 'abraço coletivo' em volta da Santa Casa de Misericórdia, durante protesto (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Aproximadamente dois mil médicos devem entrar em greve nesta terça-feira (23), informou o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). Segundo a entidade, serão paralisadas atividades dos profissionais que atuam nas redes municipal e estadual, além dos que possuem vínculo federal. Durante a greve, apenas os serviços de urgência serão mantidos.
A categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho e no ensino médico - tanto na graduação quanto na pós-graduação. De acordo com o Simeam, a contratação de médicos estrangeiros é outra pauta de reivindicação, assim como a Medida Provisória que aumenta a graduação da medicina em mais dois anos e "obriga" os estudantes a trabalharem no Sistema Único de Saúde (SUS) com bolsa, mas sem direitos trabalhistas.
Em maio, grupo já havia protestado contra contratação de estrangeiros (Foto: Thiago Herculano/TV Amazonas)Em maio, grupo já havia protestado contra
vinda de estrangeiros (Foto: Thiago
Herculano/TV Amazonas)
Os médicos pedem ainda a destinação de 10% das receitas da União para a saúde, a criação da carreira de Estado, implantação do piso nacional, realização de concurso público e o cumprimento de compromissos assumidos pelas secretarias municipal e estadual de Saúde [Semsa e Susam]. “O Sindicato dos Médicos convida toda categoria para lutar unida por uma saúde de qualidade a favor da população, melhores condições de trabalho e valorização profissional. Comunicamos todas as autoridades sobre os dias de greve", afirmou o presidente do Simeam, Mário Vianna.
Ainda segundo o Simeam, a greve dos médicos segue a orientação da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Conselho Federal de Medicina (CFM),  Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR).
Durante esta terça-feira (23), a Ouvidoria do sindicato receberá denúncias de médicos e da população a respeito de condições de trabalho nas unidades de saúde, falta de medicamento e demora na realização de exames. As denúncias podem ser feitas por meio de fotos, vídeos ou textos, no e-mail ouvidoria@simeam.org.br e nos telefones 3651-7798/3308-9313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário