MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Intercambistas de 25 países trocam experiências durante feira no AM


Brasileiros e estrangeiros lembraram vivência em países durante feira.
'Recomendo a todo mundo', disse intercambista amazonense.

Camila Henriques Do G1 AM

Feira reuniu representantes de mais de 25 países neste fim de semana (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Feira reuniu representantes de mais de 25 países neste fim de semana (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Intercambistas de mais de 25 países participam da quarta edição do Global Village, feira realizada pela Aiesec. Em Manaus, o encontro acontece em um shopping na Zona Centro-Sul da cidade. O evento teve início no sábado (20) e encerrou neste domingo (21).
O presidente desta edição do Global Village no Amazonas, Izamir Barbosa, explicou que o intuito da feira é mostrar as diferentes culturas e experiências de brasileiros e estrangeiros que já fizeram ou fazem intercâmbio. "Eles contam histórias dos países, respondem às dúvidas e mostram fotos das viagens. Aqui, temos representantes da Eslováquia, Rússia, Itália, México, Malásia etc. No Brasil, as feiras mostram o lado regional do nosso país. Nós da Aiesec quisemos fazer diferente e utilizar esse formato para apresentar a cultura de outros lugares do mundo", afirmou.
"Apaixonada pelo Brasil desde criança" romena faz intercâmbio em Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)"Apaixonada pelo Brasil desde criança,
romena faz intercâmbio em Manaus (Foto: Camila
Henriques/G1 AM)
Morando em Manaus desde o fim do ano passado, a estudante Cerasela Dinu, 21 anos, foi uma das intercambistas participantes do evento. Nascida em Bucareste, na Romênia, ela foi viver em Veneza, na Itália, há oito anos. Apesar das raízes européias, ela confessou - em um português fluente - que sempre foi apaixonada pelo Brasil. "Não sei bem explicar. Gosto do Brasil desde que era criança e sempre me interessei pelas coisas daqui. Quis vir para cá, até porque estou estudando língua portuguesa", contou Cesarela, que aproveita o intercâmbio para dar aulas de italiano e inglês.
No stand da Polônia, o universitário amazonense Milton Barros, 22, contava animado a  experiência vivida no país de Nicolau Copérnico. "Era voluntário da Aiesec em Manaus e soube desse intercâmbio. Fiquei interessado em ir para o Leste Europeu e decidi pela Polônia por conta de um projeto chamado "Make a Step" ("Dê um passo", em inglês), que consistia em visitas às escolas públicas para ensinar sobre a cultura do meu país de origem", lembrou Milton, que viveu na Polônia entre os meses de novembro de 2012 e janeiro deste ano. "Recomendo a todo mundo. Eu faria novamente, e inclusive já estou pensando no próximo intercâmbio", acrescentou.
Feira aconteceu no Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Feira aconteceu no Manaus Plaza Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Além de conversar com intercambistas, os visitantes da feira experimentam comidas típicas de países como Itália e México e aproveitam para conhecer mais de perto o trabalho da Aiesec, considerada pela Unesco a maior organização de jovens universitários do mundo. O estudante Douglas Bastos, 20, não conhecia o trabalho da organização, mas saiu da feira bastante interessado em um intercâmbio. "Estava passeando no shopping e vi as bandeiras e a decoração da feira, e imaginei que fosse algo relacionado a viagem. Nunca tinha pensado em fazer um intercâmbio, mas, conhecendo melhor o processo da Aiesec, confesso que fiquei com vontade. Quando chegar em casa, vou entrar no site deles para saber como funciona", disse.
A Global Village já ocorre em mais de 100 países. Esta é a quarta vez que a atividade é realizada em Manaus. A primeira edição na capital amazonense ocorreu em 2011. Segundo organizadores, cerca de duas mil pessoas passaram pelo local nos dois dias de evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário