MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Infestação de ratos provoca fechamento de posto de saúde


Unidade de Saúde será reaberta somente na próxima semana.
Vigilância Sanitária deve fazer desratização ainda nesta sexta-feira (5).

Do G1 SC

Uma infestação de ratos provocou o fechamento do Centro de Saúde de Picadas do Sul, em São José, na Grande Florianópolis, de acordo com a Secretaria de Saúde. A unidade foi fechada na quinta-feira (4) e deve ser desratizada nesta sexta-feira (5) pela Vigilância Sanitária. Funcionários reclamaram das condições precárias de limpeza do posto e dizem conviver diariamente com indícios dos animais, que transmitem diversas doenças.
Centro de Saúde do bairro Picadas do Sul, em São José, foi fechado devido a uma infestação de ratos. (Foto: Naim Campos)Centro de Saúde foi fechado em São José
(Foto: Naim Campos/RBS TV)
"É como se fosse granulado de chocolate, de tanto que tem. Nos consultórios tem urina e uma funcionária viu o bicho esta manhã" contou um funcionário, que não quis ser identificado.
Segundo informações, muitas pessoas não sabiam do fechamento da unidade e foram pela manhã até posto, porém se depararam com as portas fechadas. Um cartaz pendurado na porta do estabelecimento dizia que o posto seria fechado somente a partir das 12h desta sexta (5), mas devido a gravidade da infestação dos ratos, foi necessário fazer o adiantamento da desratização.
"Adiantamos o processo para fazer mais cedo e bem feita. Já que são muitos itens de saúde para embalar, é preferível fazermos o processo organizado. A infestação aconteceu devido a um foco que temos em um quintal de uma casa vizinha. Fazemos a dedetização e desratização periodicamente nesses centros, e hoje a tecnologia permite que não seja necessário o fechamento dos locais. Porém como prevenção, resolvemos fechar essa unidade, já que o foco era muito grande" relata o secretário adjunto de Saúde de São José, Júlio Flores.
A assessoria da Prefeitura de São José afirmou que a ação de desratização do local é uma ação conjunta da Sercretária de Saúde com a Vigilância Sanitária e relatou que na manhã de segunda-feira (8) será feita uma avaliação para ver se o centro está apto para ser reaberto, porém garantiu que no máximo na próxima terça-feira a unidade já estará aberta novamente para a população.
Hantavirose, sarnas e micoses, salmoneloses, raiva, triquinose, febre da mordida do rato, tifo murino, peste bubônica e leptospirose estão entre as doenças transmitidas pelo rato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário