MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de julho de 2013

Dermatologistas alertam para cuidados com a pele nas praias


Os índices de raios ultravioleta estarão mais intensos neste fim de semana.
Exposição ao sol pode resultar em graves doenças de pele como o câncer.

Do G1 TO

Nas praias de Araguatins os banhistas ficam com os pés na água para se refrescar (Foto: Luciano Ribeiro/ATN)Nas praias de Araguatins os banhistas ficam com os pés na água para se refrescar (Foto: Luciano Ribeiro/ATN)
Na temporada de praias é comum as pessoas ficarem expostas ao sol por um período prolongado. Mas os dermatologistas alertam que ficar sob o sol sem proteção, pode ser perigoso para a pele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Tocantins (SBD/TO), a partir dos próximos dias, os raios ultravioletas A e B, que provocam o câncer de pele e aceleram o seu envelhecimento, estarão mais intensos no Tocantins.
De acordo com o levantamento do satélite CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o índice no Tocantins estará variando entre 8 e 10 pontos na escala da última sexta-feira (12) até domingo (14). Este índice é considerado muito alto e perigoso, por considerar que uma parcela expressiva dos tocantinenses está envolvida nas programações da temporada de praias.
Segundo o presidente da SBD, Dr.Gustavo Alpino, no Tocantins os cuidados com o sol precisam ser dobrados, já que o Estado está bem próximo da linha do Equador. “Nessa época é possível observar que o clima está bem mais quente e seco, os riscos são ainda maiores por conta do aumento da incidência dos raios ultravioletas."
Cuidados com a pele
A SBD alerta para alguns cuidados, que se não forem seguidos atentamente pela população, podem resultar em graves doenças da pele como o câncer (em seu efeito cumulativo) e até mesmo queimaduras (em curto prazo).
- Uso do filtro solar para todas as pessoas, à partir dos seis meses de idade;
- Bebês mais novos devem ficar protegidos e à sombra;
- O banho de sol recomendado pelos pediatras deve ser fora da faixa de horário das 9h às 16h; neste intervalo de horário, mesmo à sombra, crianças e adultos devem manter a proteção com filtro solar;
- Use um Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou maior;
- Mantenha a proteção mesmo à sombra porque os raios nocivos também refletem na areia ou na água;
- Reaplique o protetor solar a cada hora. Por mais que determinados produtos garantam horas de proteção, o efeito de proteção vai diminuindo com o passar do tempo;
- Pessoas de pele negra têm uma proteção natural da pele, mas ainda assim precisam dos mesmos cuidados;
- Fique atento àquelas partes do corpo que também são sensíveis: mãos, orelhas, pés;
- A pele leva de dois à três dias para liberar a melanina, por isso tenha paciência para ver os resultados do efeito “bronze”;
- Além da desidratação, um bronzeamento intenso pode causar febre, desmaio, pressão sanguínea perigosamente baixa e batida irregular do coração;
- O principal local de ocorrência do câncer da pele é a face, por isso, dobre a proteção com bonés e chapéus;
- Abuse da água, frutas e sucos e no pós-sol hidrate a sua pele com produtos específicos.
- Cuidado com alimentos que possam queimar e manchar a pele ( ex: limão).
- Fique atento às manchas e pintas na pele. Elas podem apresentar alguma irregularidade na forma, coloração e no tamanho. Caso note alguma dessas alterações, procure imediatamente um médico dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário