MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Motoristas encontram mais de 50 km de lentidão para ir ao Porto de Santos


Congestionamento é causado por caminhões que tentam chegar ao porto.
Nova regra só permite que os caminhões entrem nos pátios das 8h às 18h.

Do G1, em Santos (SP)

Veículos parados na Rodovia Anchieta, rumo ao porto de Santos (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Caminhões estão parados na rodovia Anchieta (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Um congestionamento superior a 50 quilômetros é registrado nas vias de acesso ao Porto de Santos, no litoral paulista, na manhã desta terça-feira (28). Motoristas de caminhões de carga estão parados nas rodovias Cônego Domênico Rangoni e Anchieta desde a madrugada, com dificuldades para chegar aos terminais da maior zona portuária do Brasil. O problema no trânsito também tem reflexos na rodovia Anchieta, que registrou mais de três quilômetros de congestionamento durante a madrugada.
De acordo com a Ecovias, concessionária que opera o sistema Anchieta-Imigrantes, o motivo do congestionamento é uma nova norma adotada pela prefeitura de Cubatão, que só permite que os caminhões entrem nos pátios de espera do município entre 8h e 18h. Na madrugada, esses pátios reguladores, que funcionavam 24 horas, ficaram fechados. A regra vigora desde segunda-feira.
Com a restrição aos espaços, onde motoristas costumavam aguardar a vez para descarregar as mercadorias, a rodovia Anchieta virou estacionamento provisório. Segundo a prefeitura de Cubatão, a norma foi implantada para tentar enfrentar os problemas causados pelo excesso de caminhões nos locais.
Veículos parados na Rodovia Anchieta, no quilômetro 55, sentido litoral de SP (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Veículos parados no km 55 da Anchieta, no sentido
litoral de São Paulo, após norma em Cubatão (Foto:
Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Estou que nem zumbi. Você não dorme, não descansa, a hora vai passando e vou chegar no Guarujá só amanhã pelo jeito"
Hélio Cursino, caminhoneiro
Veículos parados na Rodovia Anchieta, rumo ao porto de Santos (Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo)Com trânsito parado, motoristas aguardam fora dos
veículos que ocupam as pistas do sistema Anchieta
(Foto: Nelson Antoine/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
De acordo com a medida tomada pela prefeitura de Cubatão, quem não cumprir a nova regra pode ter as atividades suspensas de 10 a 30 dias ou ter o alvará de funcionamento cassado. Em nota divulgada na segunda, primeiro dia da restrição, a administração do município disse que o problema dos congestionamentos só vai ser amenizado com "solução metropolitana".
Trechos problemáticos
Os motoristas encontram dificuldades na Anchieta, entre o km 31 e o km 55 no sentido litoral, e do km 64 ao km 55 no sentido capital. Os motoristas que utilizam a rodovia já enfrentam um fluxo mais lento desde a região do ABC. Na Cônego Domênico Rangoni, o tráfego ficou lento do km 274 ao km 262, no sentido Guarujá, e do km 264 ao km 270, no sentido Cubatão.
A Ecovias entrou em contato com terminais rodoviários para recomendar o adiamento ou o cancelamento de viagens de ônibus que utilizem a via Anchieta. Segundo a concessionária, não é possível estimar o tempo de viagem do motorista que segue pelas estradas do sistema tanto no sentido litoral como no sentido São Paulo.
Até as 11h, a empresa Socicam, que administra os terminais rodoviários da capital, disse que não havia recebido comunicado da Ecovias e que os ônibus faziam o trajeto normalmente.
Estacionamento na pista
Na madrugada, o trânsito era caótico nas estradas da região. Os caminhões ocupavam faixas e acostamentos das pistas que dão aceso ao porto, tornando impossível a ida de veículos até Cubatão ou Guarujá. Por volta de 2h30, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo da primeira entrada para Cubatão, a pista virou estacionamento improvisado. Os caminhoneiros, parados, dormiram na boleia do veículo mesmo estando no meio da estrada.
O caminhoneiro Hélio Cursino era um dos poucos que estava acordado e muito preocupado com o tráfego. Ele saiu de um terminal no Valongo, em Santos, por volta das 17h, e disse que o trânsito parou por volta das 19h.
"Estou que nem zumbi. Você não dorme, não descansa, a hora vai passando e vou chegar no Guarujá só amanhã pelo jeito", reclamou.
Nova medida adota por Cubatão gera congestionamento nas estradas (Foto: Carlos Nogueira / Jornal A Tribuna de Santos)Nova medida adotada por Cubatão gera problemas
(Foto: Carlos Nogueira / Jornal A Tribuna de Santos)
Medida adotada por Cubatão gera congestionamento nas estradas (Foto: Reprodução/ TV Globo)Imagem aérea mostra fila de caminhões em trecho
que dá leva ao porto (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Reunião vai discutir o problema
A prefeitura de Cubatão anunciou, pela manhã, que representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e do Conselho de Autoridade Portuária estarão na prefeitura por volta das 13h30 para discutir a situação e avaliar o decreto municipal da prefeita Marcia Rosa, que estabelece restrição de horário para acessar os pátios.
O secretário de Assuntos Portuários de Santos, Eduardo Lopes, não concorda com a nova medida e falou sobre essa confusão no trânsito das estradas. "É altamente preocupante, porque os quatro mil caminhões que estão diluídos nas 24 horas de operação do pátio vão ficar concentrados em 10 horas. Nós imaginamos que, durante a madrugada, os caminhões devem parar na estrada, aguardando a abertura do pátio", disse.
"Depois, no final da tarde, esses caminhões devem ser liberados de uma vez só. Aí corremos o risco de, no final das tardes, termos 500, 600 caminhões na entrada de Santos", completou o secretário.
Em nota, a Companhia Docas do Estado de São Paulo disse entender que a medida tomada pela prefeitura de Cubatão compromete a logística de acesso aos terminais e não entende de que forma a limitação no horário de funcionamento dos Pátios Reguladores irá reduzir os impactos no município.
Problema antigo
Os problemas de congestionamento para acessar o Porto de Santos não são novos. No mês passado, por exemplo, vias da região apresentaram lentidão em vários vezes. Faltam pátios para os caminhoneiros estacionarem os veículos e acessos que evitem congestionamentos. A solução definitiva ainda deve demorar alguns anos.
Mais de 15 mil caminhões circulam por dia no Porto de Santos. O número varia de acordo com o período. Em março, em meio à safra de grãos, a média foi de 20 mil ao dia. Os dois pátios onde os caminhões podem estacionar ficam em Cubatão (SP). Juntos, têm capacidade para pouco mais de 1.500 veículos por dia. Sem ter onde estacionar, os outros mais de 14 mil ficam parados nas estradas. Com a regra da prefeitura de Cubatão, o problema foi agravado

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