Júlio Cézar Rodrigues se caracteriza como o personagem desde 1974.
Ator passa quatro meses cultivando a barba para participar do evento.
Júlio Cézar Rodrigues é Papai Noel no Natal Luz, em Gramado, desde 2008 (Foto: Felipe Truda/G1)
Papai Noel não tem idade"
Júlio Rodrigues, Papai Noel
No fim do ano, afasta-se da família por mais de dois meses e sobe a Serra durante o evento para fazer alegria dos pequenos. "Passo 74 dias longe dos meus netos", diz.
Rodrigues não espera o momento de entrar em cena para personificar o Papai Noel. Ainda os bastidores, anima os colegas. "As pessoas me tratam de uma maneira que eu até acredito que sou o Papai Noel", brinca. "Às vezes passeio na rua sem a roupa e mesmo assim o pessoal me reconhece", afirma, apontando para o traje que o caracteriza como o símbolo natalino.
Já a caráter, Rodrigues conversa com colegas nosbastidores do Nativitaten (Foto: Felipe Truda/G1)
Para ele, o sacrifício de ficar longe da família vale a pena. Além do prazer de personificar o símbolo natalino, ele sente o peso da responsabilidade. "Não se pode brincar com os sentimentos de uma criança. Sei de pelo menos três crianças que, se passam o Natal sem me ver, ficam tristes. Um deles chegou a adoecer por isso. A vó dele me contou.
Sobre o espetáculo
Papai Noel durante o espetáculo Nativitaten (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)A ideia, de acordo com o diretor Dilmar Messias, é inovar sem prejudicar a relação do evento com o Natal Luz e com a comunidade da pequena cidade gaúcha. Pouco antes dos 39 atores e o coral de 100 vozes entrarem em cena, o clima natalino começa com dezenas de jovens vestidos como papais noéis circulando em torno do espaço entre o lago e o público saudando os espectadores. Pouco depois, é a vez do próprio Papai Noel entrar em cena. Subitamente, uma bateria de fogos de artifício surpreende e atrai os olhares ao céu e ao centro do lago, que fica em chamas.
Na chegada dos artistas é possível perceber algumas inovações: uma soprano interpreta as Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, sobre uma das cinco balsas que percorrem a superfície do lago. Um coral posicionado na margem dá apoio. Todas as balsas têm acrobatas, que se movimentam repetidamente atraindo atenções para todos os lados.
O clima de diversidade se completa com a integração entre acrobatas profissionais e membros da comunidade de Gramado, que passam por um treinamento de quatro meses antes de entrar em cena e encantar turistas e moradores locais.
Serviço
Nativitaten
Local: Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado.
Horário: 21h30
Valor: de R$ 55 a R$ 230, conforme a localização e a data escolhida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário