Com longas filas de espera, hatches 1.0 brigam para provar qual merece a paciência do consumidor
29/11/2012 16h31
- atualizado às
17h10 em 29/11/2012
![Hyundai HB20 x Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte) Hyundai HB20 x Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte)](http://s2.glbimg.com/jRSXu9IN0wfY_ofZz9EpLXT4Rsxrqvi1jglWJr3Y9bS-rbwJaP5ixa33aMJtfc9t/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/11/29/mun_1330.jpg)
Se considerar apenas a questão da disponibildiade, o consumidor vai acabar escolhendo o Chevrolet. O preço, também, pesará a favor. Isso porque na configuração avaliada, o HB sai por R$ 36.995, com pintura sólida. Enquanto o rival é vendido R$ 34.990 - já com os opcionais ar-condicionado e MyLink, que somam R$ 3,3 mil ao valor de entrada. Ambos contam com airbag duplo, ABS e direção hidráulica.
Contudo, vale lembrar que sem os modelos disponíveis para este ano, fica difícil saber como as montadoras vão trabalhar os custos a partir de 1º de janeiro, quando terá fim (até segunda ordem) a redução do IPI. Em rápida consulta às revendas, encontramos posicionamentos distintos. Enquanto a maior parte dos vendedores da Hyundai diz que o retorno dos 7% de IPI será imediato e integral, alguns funcionários das concessionárias Chevrolet acenam com a possibilidade do aumento gradativo do preço do Onix - que tem sido oferecido com sobrepreço de R$ 1 mil, em média.
![Hyundai HB20 x Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte) Hyundai HB20 x Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte)](http://s2.glbimg.com/rY0bSe9f8281s5DkI5Vexhff9qMgp7OuhYd1t6rbWR_LuXpf2b1KbsQi1RLe3Qp_/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/11/29/mun_1219.jpg)
O tempo de espera e o preço são os primeiros passos para diferenciar os modelos. Mas há muitas coisas que ambos têm em comum. Por exemplo, eles parecem carros de um segmento superior e apresentam estilo bem resolvido. Não vou entrar no mérito da beleza. Mas é claro que o Hyundai tem design arrojado e moderno e que o Onix consegue se descolar, e muito, das linhas controversas que a Chevrolet deu a Spin e Cobalt - modelos com os quais ele compartilha a plataforma. Vejamos se em outros quesitos os dois também estão lado a lado.
Desempenho e comportamento
Em termos de potência, os dois hatches empatam, entregam 80 cv quando abastecidos com etanol. O motor Kappa 1.0 12 válvulas do Hyundai, porém, é mais moderno; tem três cilindros e duplo comando de válvulas variável. O propulsor do Onix não traz grandes avanços: é uma atualização do 1.0 V8 VHC-E. A Chevrolet garante que 80% de seus componentes são novos, que o atrito interno foi reduzido e que o torque em baixas rotações aumentou.
A espera vale? | |
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"Quem não tem urgência pode escolher o modelo que mais gostar e esperar. Para quem tem pressa, a resposta está clara nos prazos", fala o consultor de mercado José Eduardo Favaretto. "Outro fator que deve ser analisado é a necessidade de dar um sinal para fazer a reserva. Nesse caso, é preciso fazer contas. Afinal, o dinheiro vai ser entregue com até seis meses de antecipação e não será corrigido, sendo que poderia ficar rendendo em alguma poupança ou aplicação. Nessa situação, o prazo mais longo para a entrega depõe contra", completa. |
Na hora de frear, vantagem, de novo, para o HB, que percorre 26,6 m antes de parar totalmente quando está a 80 km/h. O Onix precisa de mais de espaço, 29,4 m.
O trabalho dos dois propulsores com seus respectivos câmbios merece elogio. Os componentes atuam afinados nos dois casos e as transmissões apresentam engates precisos. No HB, o câmbio é mais curtinho. No Onix, mais macio. A maciez se repete na suspensão e não tira a estabilidade do Chevrolet. Ao contrário, garante equilíbrio em curvas e pouca inclinação da carroceria. O HB também se comporta bem nessas situações, mas sua suspensão é mais ríspida e ruidosa - especialmente ao enfrentar buracos.
![Hyundai HB20 1.0 (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte) Hyundai HB20 1.0 (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte)](http://s2.glbimg.com/QCy30DERH4zId7CwOWcbF8ma7oNWHFTLHfCcHpb_WkY7FL75ORLWHxL44iVNVIdx/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/11/29/mun_1672.jpg)
Esqueça o que se vê no Cobalt ou no Agile. O interior do Onix é mais agradável, mesmo com a forte presença de plástico - que, ao menos, é bastante agradável ao toque. O maior senão está no descuido com detalhes. A unidade avaliada no lançamento do veículo, em outubro, apresentava pequenas rebarbas e peças mal encaixadas, tropeços que se repetiram no modelo que veio para a redação. Um exemplo estava no desalinhamento da tampa do porta-luvas superior. No HB20 também há profusão de plástico. Mas as portas, ao menos, trazem forração parcial de tecido. A construção também é caprichada, com encaixes benfeitos e sem rebarbas.
Ergonomia
O motorista fica bem acomodado tanto no Hyundai quanto no Chevrolet. O banco do Onix dá mais suporte ao corpo e, assim como no HB, pode ter a altura do assento regulada. O "coreano" leva vantagem, contudo, ao oferecer volante ajustável em altura e profundidade. Os comandos são mais acessíveis no HB20, especialmente os botões do ar-condicionado, em local central e privilegiado no console central.
Faltou um pouco de cuidado com o posicionamento de certos componentes do Onix. Para acionar os vidros elétricos, por exemplo, o motorista tem de voltar bastante o braço para alcançar as teclas. Fechar a porta também é trabalhoso. Quem entra no carro pela primeira vez, fatalmente, corre a mão em falso pela porta, já que o puxador está igualmente recuado.
![Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte) Chevrolet Onix (Foto: Rafael Munhoz/Autoesporte)](http://s2.glbimg.com/DUBgk4xqu3-Y3W2cQWVMk4BoM3osMcERSibXXTEo9P5yhcyqhdNqHn8EYnkWQGoG/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/11/29/mun_1560.jpg)
Bem, vamos partir do princípio que estamos falando de hatches compactos. Portanto, veículos que, invariavelmente, não são referência quando se trata de conforto para cinco ocupantes. Dito isso, podemos destacar o fato de que Onix e HB20 pecam ao cuidar de quem viaja no assento central do banco de trás, já que não há encosto de cabeça ou cinto de três pontos em nenhum deles. O HB ganha um ponto ao oferecer sistema Isofix para a fixação de assentos infantis. Mas perde um para o Onix por conta dos assentos que deixam os ocupantes muito "afundados".
A distância entre-eixos de 2,53 m do Onix, ante 2,50 m do HB, é pequena. Mas deixa mais espaço para as pernas no primeiro, que também reserva mais espaço para os ombros. A altura de ambos garante que pessoas de estatura mediana não andem com a cabeça resvalando no teto.
A Hyundai divulga um porta-malas 20 litros maior, com capacidade para 300 l. Mas a Chevrolet oferece uma rede para ajudar na acomodação de objetos.
O principal diferencial do Onix serve a passageiros e motorista: o monitor de LCD sensível ao toque. Com sete polegadas, ele permite ver fotos e vídeos de dispositivos como pen drives, acessar podcasts e aplicativos, além de oferecer conexão Bluetooth (indisponível no sistema de som do HB20). Os comandos são bastante intuitivos e simples de usar.
No fim das contas, o HB20 se mostra mais desenvolto e oferece mais ergonomia e qualidade de acabamento. O Onix acomoda melhor os ocupantes, investe na moderna central multimídia e tem comportamento equilibrado. Na ponta do lápis, o Hyundai ganha muito apertado para o HB (veja tabelas de testes e notas). Os cinco anos de garantia, contra três do Onix, é mais um ponto a favor. Mas a ampla rede de concessionárias da Chevrolet compensa a diferença.
Chevrolet Onix 1.0 LT | Hyundai HB20 1.0 Comfort Style | |
Carroceria | ||
Estilo | 9,0 | 9,5 |
Posto de comando | 8,5 | 9,0 |
Passageiros (2x) | 8,5 | 8,0 |
Porta-malas | 8,5 | 8,5 |
Equip. de comodidade | 8,5 | 8,0 |
Equip. de segurança | 8,0 | 8,5 |
Acabamento (2x) | 8,5 | 9,0 |
Subtotal | 76,5 | 77,5 |
Dinâmica | ||
Motor | 8,0 | 8,5 |
Freios | 8,0 | 8,5 |
Suspensão | 8,5 | 8,0 |
Desempenho (2x) | 8,0 | 8,5 |
Consumo (2x) | 8,5 | 9,0 |
Dirigibilidade (2x) | 8,5 | 8,0 |
Câmbio | 9,0 | 9,0 |
Subtotal | 75,0 | 77,0 |
Mercado | ||
Preço (2x) | 8,5 | 8,0 |
Atualidade | 10,0 | 10,0 |
Subtotal | 27,0 | 26,0 |
Total | 178,5 | 180,5 |
Média Final | 8,5 | 8,6 |
Chevrolet Onix 1.0 LT | Hyundai HB20 1.0 Comfort Style | |
Aceleração | ||
0 – 100 km/h (s) | 15,0 | 15,1 |
0 – 400 m (s) | 19,5 | 19,5 |
0 – 1.000 m (s) | 36,5 | - |
Velocidade a 1.000 m | 139,8 km/h | - |
Retomada de velocidade | ||
40 – 80 km/h (3ª) | 9,4 | 8,8 |
60 – 100 km/h (4ª) | 15,1 | 13,5 |
80 – 120 km/h (5ª) | 28,1 | 21,9 |
Frenagem | ||
100 km/h (m) | 46,1 | 42,7 |
80 km/h (m) | 29,4 | 26,6 |
60 km/h (m) | 17,3 | 14,6 |
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