De acordo com a Pastoral da Terra, 32 regiões piauienses vivem hoje em situação de conflito no Piauí.
Coordenador
da Pastoral da Terra ressalta a falta de diálogo com o Incra para
resolver problemas dos agricultores (Foto: Catarina Costa / G1 PI)
Segundo Gregório Borges, coordenador da Pastoral da Terra, os manifestantes realizarão protesto em frente a Justiça Federal, para pedir agilidade de reforma agrária nessas áreas.
"Nas áreas de conflito, o agricultor não tem direito a participar de projetos do governo, eles não produzem o necessário e ainda são perseguidos pelos proprietários. Já nas de assentamento, há falta de aplicações públicas, como água, energia, saneamento", explica.
No Piauí, a Pastoral da Terra acompanha cerca de 34 áreas com problemas de conflito ou assentamento. De acordo com o coordenador, 32 regiões piauienses vivem hoje em situação de conflito, onde oito são consideradas mais tensas e serve de moradia para 500 famílias.
Agricultores de 32 áreas de conflito e assentamento protestam a favor da Reforma Agrária no Piauí (Foto: Catarina Costa / G1 PI)
Sobre a data
O Dia Estadual de Luta pela Reforma Agrária, comemorado no dia 1° de dezembro, lembra a morte da agricultura Antônia Flor, que faleceu em 1984, na zona rural de Piripiri, e lutava pela Reforma Agrária no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário