MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa em Roraima


Estado é considerado zona de alto risco.
Pecuaristas do país inteiro precisam vacinar o gado.

Do Globo Rural

Com as doses da vacina contra a febre aftosa compradas, o trabalho na fazenda já começou. Leonardo Mezzomo se antecipou e resolveu imunizar o rebanho contra a febre aftosa mesmo antes do lançamento da campanha.

Em Roraima existem cerca de 700 mil cabeças de gado. A partir de 1º de outubro, os criadores terão 30 dias para aplicar a vacina.
Os cuidados dos pecuaristas em Roraima precisam ser redobrados por causa da fronteira com a Venezuela, país onde houve registros de casos de aftosa em 2010. O Ministério da Agricultura ainda considera Roraima como um estado de alto risco de ocorrência da doença e a única forma de manter a aftosa sob controle é a vacinação correta.
A febre aftosa é uma doença de fácil tratamento para os animais, mas que traz sérios problemas econômicos. Um único caso registrado inviabiliza o comércio de animais entre estados e até mesmo entre países, por isso, o controle da vacinação é tão importante.
Quem não vacinar ou não notificar a Agência de Defesa Sanitária, fica sujeito à multa de R$ 919 mais R$ 57 por cabeça e não pode receber a GTA, Guia de Transporte Animal, sem a qual não é possível tirar o gado da propriedade.
Após o término da campanha, no final de outubro, os pecuaristas terão 15 dias para comprovar a vacinação. Além de Roraima, Rondônia e Amapá, também começam a vacinar contra a aftosa este mês, mas só a partir do dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário