MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Safra da nêspera registra aumento de preço em Mogi das Cruzes, SP


Fruta também é chamada de ameixa em algumas regiões do país.
Colheita da vai até meados de outubro na região.

Do Globo Rural
Os agricultores do cinturão verde de São Paulo estão colhendo a safra da nêspera, também chamada de ameixa em algumas regiões do país. Este ano, houve aumento no preço da fruta que está com boa qualidade.
No sítio de três hectares, em Mogi das Cruzes, o agricultor Ernesto Nakahara cultiva a variedade fukuhara, que tem a característica de ser bem doce. Nesse ano, os 370 pés devem render sete mil caixas com dois quilos da fruta. Houve um aumento de 25% em relação ao ano passado. “No ano passado, a gente vendia uma caixa de nêspera de dois quilos a R$ 20. Esse ano, teve aumento de R$ 5”, compara Nakahara.
Muitos pés da propriedade têm quase 40 anos. Depois dessa idade, a produtividade e a qualidade da nêspera começam a cair. Por isso, o agricultor procura sempre renovar o pomar. Os pés de nêspera com dez anos entram na melhor fase porque produzem mais frutos e de melhor qualidade. Mas os frutos do sítio poderiam ter ficado melhores. Este ano, a estiagem atrapalhou a produção.
No sítio do agricultor Américo Kudamatsu, também em Mogi das Cruzes, os 700 pés de nêspera ocupam uma área de quatro hectares. Apesar da seca na região, a qualidade do fruto não mudou em relação ao ano passado. A explicação está no investimento feito em sistemas de irrigação. “Já na florada começa fazendo a irrigação. A gente tenta colher o fruto bom, mas o custo aumenta”, diz.
A colheita da nêspera da região de Mogi das Cruzes vai até meados de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário