MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Protesto de 250 famílias na sede do Incra cobra moradia em Manaus


Manifestantes foram retirados de terreno particular em 2011.
Lideres do protesto e do Incra discutem situação.

Ana Graziela Maia Do G1 AM

Polícia Federal foi acionada (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)Polícia Federal foi acionada (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)
Pelo menos 250 famílias que foram retiradas de um terreno particular na comunidade Novo Paraíso, localizada no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, em fevereiro no ano passado, fizeram protesto em frente à sede Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cobrar moradia. A manifestação ocorreu na Avenida André Araújo, na manhã desta segunda-feira (22). O trânsito ficou lento no local.
De acordo com o presidente da comunidade, Martinho Pantoja, as famílias aguardam uma posição do Instituto. Ainda segundo o presidente, o terreno é de propriedade de uma empresa particular, que combrou na Justiça a libeação da área. "Eles haviam dado prazo de três meses, já se passou um ano e nenhuma providência foi tomada. Estamos morando de favor", disse ele.
O agricultor José dos Santos Pedrosa, de 55 anos, morava na área há 11 anos. Ele também aguarda uma posição sobre a situação. "Moravamos lá há 11 anos quando aconteceu a desapropriação. Minha família e eu estamos morando de aluguel", afirmou ele.

Após o protesto, lideres dos comunitários e representantes do Incra participaram de uma reunião na sede do Instituto para discutir a situação e elaborar propostas para resolver a situação das famílias. A Polícia Federal foi acionada para evitar conflitos no local.
A superintendente do Incra no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, informou que um perito de Goiânia vai entregar, nesta terça-feira (23), um laudo sobre o caso. O documento deve apontar, entre outros aspectos, a possibilidade de retorno do moradores ao local, caso não haja aprovação, será viabilizado outro terreno às famílias. As informações serão enviadas para Brasília para avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário