MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Produtores aprendem técnicas sobre produção orgânica em Ariquemes, RO


Curso desenvolve métodos de controle de pragas sem uso de agrotóxicos.
Verduras e legumes orgânicos ainda são pouco produzidos na região.

Eliete Marques Do G1 RO

Preparação do solo para o plantio do pepino japonês. (Foto: Eliete Marques/G1)Verduras são cultivadas sem uso de agrotóxicos (Foto: Eliete Marques/G1)
Os produtores rurais de Ariquemes, RO, participam de uma capacitação sobre técnicas de produção de verduras e legumes sem a utilização de agrotóxicos. O curso sobre oleicultura orgânica é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e desenvolve métodos de controle de pragas, além de capacitar os produtores na comercialização dos produtos orgânicos no município.
Preparo do solo para o plantio do pepino japonês (Foto: Eliete Marques/G1)Preparo do solo para o plantio do pepino japonês
(Foto: Eliete Marques/G1)
Devido à baixa produção na região, Ariquemes ainda não conta com pontos de venda das verduras e legumes. Para o instrutor do treinamento, Antônio Marcos de Moura, isso acontece porque a oleicultura é pouco desenvolvida na região. “O uso abusivo de agrotóxicos é algo que nos preocupa. Por isso, queremos ensinar técnicas de produção de alimentos naturais e mais saudáveis. Ensinamos que é possível produzir sem o uso de agrotóxicos”, explica Moura.
O produtor rural Valdir Antonio de Freitas, de 54 anos, investe na oleicultura orgânica para complementar a renda da produção leiteira. Ao G1, Freitas contou que trabalha com alface, couve, abobrinha, cheiro verde e pretende vender os alimentos no comércio da cidade. “Esta é a primeira vez que planto para vender. O curso nos ajuda a produzir alimentos melhores e que ajudam na saúde”, diz o produtor.

Incentivo
Segundo o secretário de Educação de Ariquemes, Edson Fernandes, o governo municipal desenvolve planos que visam incentivo e qualificação dos produtores, por meio de projetos como o Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae). “O mercado de Ariquemes é carente de produtos orgânicos, o que torna este setor atrativo para investimentos”, destaca Fernandes.
Doze produtores participam de treinamento que acontece em uma propriedade rural localizada a 18 quilômetros Ariquemes. O curso tem duração de 40 horas e encerra nesta sexta (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário