MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de outubro de 2012

Mesário eleitoral mais velho do Ceará é voluntário desde 1958


Francisco Araújo, de 72 anos, é mesário voluntário desde os 18 anos.
Aposentado ressalta a mudança da cédula de papel para urna eletrônica.

Gioras Xerez Do G1 CE

Francisco Araújo Lima e o juiz auxiliar Cléber de Castro Cruz (Foto: TRE/Divulgação)Francisco Araújo Lima e o juiz auxiliar
Cléber de Castro Cruz (Foto: TRE/Divulgação)
O aposentado Francisco Araújo, 72 anos, trabalha como mesário desde 1958, quando tinha 18 anos. E nestas eleições, novamente, será mesário voluntário em uma escola no Bairro Curió, em Fortaleza.
"Tenho 72 anos e ainda voto. E tem mais, sou mesário, voluntário e com muito orgulho", diz. Araújo lembra da ''alegria'' da primeira eleição após a abertura democrática e se impressiona com o avanço tecnológico do sistema eleitoral brasileiro.
Lúcido e com uma boa memória, Francisco Araújo lembra com detalhes, da primeira corrida eleitoral para governo no estado que trabalhou. "Foi no início dos anos 60. Para ser mais preciso em 1963. Virgílio Távora e José Parsifal Barroso concorriam para governo do estado. Os eleitores eram elegantes e não existia urna eletrônica. Tudo era preenchido no papel a lápis e colocado em uma caixa grande. Virgílio Távora ganhou a eleição", conta.
De 1958 para cá muita coisa mudou na hora da votação. Francisco Araújo ressalta a tecnologia. "O nosso sistema de votação é exemplo. Antigamente o eleitor tinha que escrever na cédula de votação e isso levava uns cinco minutos ou mais. Atualmente, leva-se segundos e no mesmo dia ficamos sabendo quem venceu a eleição. Antes demorava alguns dias", explica.
Ao ser perguntado sobre qual foi a eleição mais marcante, Francisco Araújo pensa rápido e afirma que a de 1988 é inesquecível. "Fazia tempo que a população do País inteiro não votava devido a ditadura militar. O semblante do eleitor era diferente. Muitos seguravam a cédula eleitoral firmemente e com orgulho. Até hoje lembro da alegria que muitos estavam em poder exercer a cidadania", disse.
Sobre a importância de votar, Francisco Araújo, manda um recado para aquelas pessoas que pela primeira vez vão votar. Segundo ele, o futuro do Brasil está nas mãos deles e que a responsabilidade é grande. "Os jovens tem nas mãos uma ferramenta importante para mudar o seu município, estado e país. Peço humildemente que mantenham esse hábito por toda a vida e que use com responsabilidade e plenitude. Não vão para a zona eleitoral forçados. Mas sim conscientes de que podem mudar a história de um país", afirmou.
Francisco Araújo irá trabalhar como mesário na Escola Municipal Professora Terezinha Parente, no bairro Curió, em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário