Simulação das Organizações Internacionais se encerra neste sábado.
Participantes agem como se fossem diplomatas e chefes de Estados.
Estudantes usam roupas características dos países que representam na SOI (Foto: Caroline Holder)No segundo dia de evento, houve discussões sobre o uso das usinas nucleares e a fomentação de investimentos em fontes naturais de energia. O debate acabou levando os delegados a discutirem sobre a questão do Irã, já que segundo alguns países, esse não utiliza suas usinas apenas para fins pacíficos.
Participantes discutem seguindo regrasdiplomáticas (Foto: Caroline Holder/G1)
Finalizando o penúltimo dia do evento, vários comitês declararam situação de crise quando tomaram conhecimento de que um grupo de terroristas ligado ao Talebã se infiltrou nas instalações do Complexo Nuclear de Chasma e realizou vazamento de material radioativo.
A SOI encerrou a sexta em clima tenso para os diplomatas e representantes de estado. Na última etapa do evento, espera-se que todos os comitês cheguem a um desfecho, com acordos cujos interesses contemplem todas as nações envolvidas.
Entendendo a SOI
Os Modelos de Organizações Internacionais têm sido realizados por todo o mundo, tornando as atividades desses fóruns de debate cada vez mais conhecidas pela sociedade. Nesse tipo de atividade acadêmica, os estudantes, divididos em comitês temáticos, debatem assuntos centrais da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia, desigualdade e meio-ambiente.
Os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.
No Brasil, esse crescimento foi constituído pela consolidação de modelos em várias cidades, como, por exemplo, o MUNDI, em João Pessoa; o AMUN, em Brasília; o TEMAS, em Belo Horizonte; o UFRGSMUN, em Porto Alegre; a SONU, em Fortaleza.
Seguindo essa tendência, os estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram em Natal um modelo de Organizações Internacionais, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais é realizada desde 2001 e já obteve grande sucesso junto aos universitários do RN e de outros estados do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário