MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dilma diz que governo vai prorrogar IPI menor para carros até o fim do ano


Presidente fez o anúncio no Salão Internacional do Automóvel, em SP.
Benefício, que acabaria no dia 31 de outubro, foi prorrogado pela 2ª vez.

Roney Domingos Do G1, em São Paulo

dilma salão (Foto: Nacho Doce/Reuters)Dilma visitou o Salão Internacional do Automóvel
(Foto: Nacho Doce/Reuters)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (24) que o governo vai prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, que acabaria no dia 31 de outubro, até o final do ano. A declaração foi feita ao final de seu discurso no Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo.
"Queria fazer um anúncio para vocês antes de encerrar: eu hoje vim aqui também anunciar que nós vamos prorrogar a redução do IPI até 31 de dezembro de 2012", disse.
É a segunda vez que o governo prorroga a redução do benefício neste ano, que foi anunciada inicialmente em maio. Em agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a primeira prorrogação da redução do imposto, que, a princípio, venceria  no dia 31 daquele mês.
O corte do IPI depende da potência do motor e do local em que ele é produzido (se nacional ou importado). Para carros novos com motor de mil cilindradas (1.0) e fabricados no Brasil, que são os mais vendidos, a alíquota normal do imposto foi de 7% para 0%. Já para os importados com o mesmo tipo de motor, a alíquota foi de 37% para 30%.
Desde o início da redução do IPI para o setor, houve aumento significativo na venda de carros novos e redução dos estoques das montadoras. Em agosto, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou que as vendas de veículos tiveram o melhor mês da história da indústria automobilística. A marca recorde é de 420.101 unidades e representa aumento de 15,3% sobre julho e de 28,3% em relação a agosto do ano passado, com 327.360.
Um mês após o recorde, contudo, as vendas caíram 31,5% em setembro sobre agosto. O recuo aconteceu justamente porque, no mês anterior, houve uma "corrida" às concessionárias porque o prazo para o desconto no IPI terminaria no dia 31 daquele mês.
dilma salão (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma testou simulador de corridas no Salão do Automóvel em São Paulo (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
'Provavelmente é a última prorrogação', diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em entrevista em Brasília, que a prorrogação visa assegurar que não haja aumento no preço dos carros no fim do ano e também estimular os investimentos dos fabricantes de automóveis.
O ministro disse também que essa, provavelmente, será a última prorrogação do IPI baixo para automóveis. A partir de janeiro do ano que vem, segundo anúncio do próprio governo federal, começa a vigorar o novo regime automotivo - que pressupõe o retorno do IPI aos patamares antigos. Para ter IPI menor, com o novo regime, as empresas terão de realizar investimentos em tecnologia, inovação e em eficiência energética (carros que consumam menos combustíveis).
Discurso de DimaDilma elogiou a disposição da indústria automobilistica para adequar-se às metas do novo regime automotivo. "Nós sabemos que as metas que colocamos para o novo regime automotivo são factíveis e realistas. Eu afirmou isso com base em um número que eu acho relevante: 19 fabricantes já haviam aderido ao regime antes mesmo de sua completa implementação, em especial aquelas empresas que têm mais de 30 anos no Brasil. E também são muito bem-vindas esse novo ciclo de empresas que estão entrando", disse.
"Eu não acho que o Brasil pode abrir mão de produzir aqui o que pode produzir aqui. Senti grande força por parte dos empreendedores no sentido de procurar não só contemplar o mercado brasileiro, mas criar produtos que eu acredito que progressivamente serão produtos atrativos para o mercado internacional", acrescentou.
O novo regime automotivo recebeu críticas do presidente da Abeiva, Flávio Padovan. "Se considerarmos somente o setor de importação de veículos automotores, o Inovar Auto exagerou um pouco na dose", afirmou. O
O presidente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, pediu para que fosse estendido a motores e transmissões. O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, disse que o novo regime coloca a inústria brasileira em novo ciclo tecnológico.

Redução IPI 31 de dezembro (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário