MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Deputado vê 'manobra' para evitar instalação da CPI do Pedágio no PR


Plenário aprovou nesta segunda (22) instalação de outras três CPI´s.
Assembleia pode conduzir cinco CPI´s; três já haviam sido aprovadas.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Nelson Luersen (PDT) diz que 'manobra' não partiu da totalidade, apenas de alguns deputados (Foto: Nani Gois/Alep)Nelson Luersen (PDT) diz que 'manobra' não partiu da
totalidade, apenas de alguns deputados
(Foto: Nani Gois/Alep)
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) não votou nesta segunda-feira (22) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as concessões de rodovias do estado. De acordo com o deputado Nelson Luersen (PDT) até esta segunda apenas 16, das 18 assinaturas necessárias, para que o requerimento fosse apresentado à Mesa Diretora.

Na avaliação de Luersen, houve a intenção de evitar a Comissão. “Eu penso que foi uma manobra. Eu não diria na totalidade, mas eu acredito que houve, sim, uma manobra de alguns deputados”, afirmou o pedetista.  Isso porque outros três requerimentos de CPI foram apresentados e aprovados na Casa, nesta segunda-feira, o que, em teoria, inviabiliza a CPI do Pedágio. O Regimento Interno determina que a Assembleia pode conduzir, no máximo, cinco CPI´s simultaneamente.

O plenário aprovou a CPI da Copa do Mundo, sugerida pelo deputado Fábio Camargo (PTB) que visa apurar as denúncias de irregularidades nas obras de reforma e ampliação da Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR que receberá jogos do mundial em 2014. A segunda Comissão aprovada é a dos Planos de Saúde, de iniciativa do parlamentar Adelino Ribeiro (PSL). Esta Comissão foi proposta para investigar e fiscalizar se as operadoras de plano de saúde estão respeitando as definições da Agência Nacional de Saúde (ANS).
E, por fim, por iniciativa de Fernando Scanavaca (PDT), a terceira CPI aprovada foi a das Empresas de Telefonia, que pretende investigar a baixa qualidade e a queda de sinal na telefonia móvel no estado. Além dessas, outras duas CPI´s, a dos Grandes Devedores e a Ibope, já estão abertas. Para que os trabalhos sejam iniciados, faltam as indicações dos membros integrantes.

Para Luersen, os requerimentos foram aprovados rapidamente porque houve um pedido da equipe do governador Beto Richa (PSDB) para isso. Inclusive, ele também assinou os três requerimentos. Contudo, ele declarou que acredita que o governo estadual não é contrário aos trabalhos de investigação das concessões e enfatizou que este desejo pode ter partido de apenas alguns colegas.

O deputado se mantém otimista. Ele disse que espera colher as duas assinaturas que faltam nesta terça-feira (23) ou nos próximos dias. Ao G1, ele mencionou que recebeu a ligação de alguns parlamentares que se comprometeram a assinar.

Discussões na Assembleia
O pedido de instalação da CPI do Pedágio na Alep voltou a ser atenção da opinião pública, após
uma troca de acusações, como corrupção e pistolagem, entre o deputado Cleiton Kielse (PMDB), Ney Leprevost (DEM) e o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB).

De acordo com Kielse, ambos os deputados ajudaram a dificultar os trabalhos de investigação das empresas que detém as concessões de pedágio no estado. Kielse também acusou Leprevost de retirar a assinatura do pedido para a abertura da CPI, porque parte da campanha dele teria sido financiada por uma concessionária. As acusações foram negadas, enfaticamente, por Rossoni e Leprevost, que chegou a afirmar que Kielse era bandido.

Este bate boca ocorreu na segunda-feira (15) e no dia seguinte Rossoni afirmou que a CPI não foi instalada por questões regimentares já que foi a apresentação de um requerimento, com a anuência de 18 deputados, para que o trâmite de instalação da CPI fosse seguido. Desde então, diversos deputados se pronunciaram favoráveis a CPI, todavia, ainda faltam assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário