MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Começa vacinação contra febre aftosa em regiões de fronteira


Cerca de 13 mil cabeças devem ser imunizadas na fronteira com a Bolívia.
15 técnicos da Iagro reforçaram as equipes de vacinação.

Do G1 MS

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) começaram a vacinar o rebanho na fronteira do Brasil com a Bolívia. Eles devem percorrer 600 propriedades rurais e a meta é imunizar 13 mil cabeças até o fim de outubro.
O reforço na vacinação veio com 15 técnicos de outras cidades do estado. As equipes vão imunizar o rebanho em fazendas e assentamentos rurais considerados de risco, áreas que compreendem a antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV).
O assentado rural Joaquim Rozendo Pires tem uma propriedade no assentamento Tamarineiro II, que fica a 5 km da faixa de fronteira. Ele conhece os riscos da doença e fica atento aos prazos de vacinação. “Eu acho muito importante porque nós precisamos estar legalizados para vender nosso produto”, conta
De acordo com a diretora presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, a vacinação termina em outubro, mas pode ser prorrogada. “Esperamos concluir o trabalho em 30 dias, se tudo correr bem. Mas se houver alguma chuva temos há a possibilidade de prorrogar por mais uns 10 ou 15 dias, conforme a necessidade”, explica.
A propriedade do pecuarista Wilson Cavalcanti, que está na região há mais de 30 ano e é um dos únicos a criar a raça Caracu na região, foi uma das primeiras a receber a visita dos técnicos. “É importante porque tem uma certa flexibilidade, você não fica com um prazo muito justo. Então todos produtores têm condições de se organizar e o Iagro para desenvolver a campanha com mais tranquilidade”, conta o pecuarista.
Segundo a Iagro, 13 cidades fazem parte das áreas consideradas de risco na fronteira com a Bolívia e o Paraguai. A expectativa é imunizar 800 mil animais nessas regiões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário