MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Artesãos tiram matéria-prima de rios para criar objetos, em Ji-Paraná, RO


Peças feitas em cerâmica, crochê, palhas e madeira garantem sustento.
Centro Cultural dos Artesãos recebe cerca de 60 peças artesanais por dia.

Priscila Lima Do G1 RO

Artesanatos são vendidos na Centro Cultural de Ji-Paraná (Foto: Priscila Lima/G1)Artesanatos são vendidos na Centro Cultural de Ji-Paraná (Foto: Priscila Lima/G1)
Para produzir as peças de cerâmica, Mário Lúcio, de 46 anos, vai até as margens de rios em busca a matéria-prima. Ao G1, o artesão de Ji-Paraná, RO, contou que sai em uma canoa até o ponto onde é possível encontrar o barro ideal para fazer a cerâmica. “Meu avô e meu pai foram artesãos. Eu simplesmente herdei a profissão. Trabalho há 12 anos e meu sustento eu devo às peças que eu e minha família produzimos”, conta Mário.
O artesanato também atrai os mais jovens do município. Lucas Andrade, de 17 anos, começou a trabalhar na produção de peças feitas com crochê há sete meses para ajudar a mãe Loudes Andrade a aumentar a renda. O dinheiro será para investir nos estudos.
Peças feitas com matéria-prima retirada dos rios (Foto: Priscila Lima/G1)Peças feitas com matéria-prima retirada dos rios
(Foto: Priscila Lima/G1)
“Minha mãe despertou em mim a paixão pelo artesanato. Além de ajudarmos o meio ambiente usando materiais reciclados, as vendas das peças geram o lucro que garante o nosso sustento” explica Lucas.
Para alguns profissionais o artesanato é a única fonte de renda. Marcelo Torres tem 56 anos e é artesão há 20. Torres mora com a esposa e os três netos e tira o sustento da família das peças de artesanato.
“Nunca passei fome na vida. Com o artesanato comprei minha casa e meu carro. Hoje eu tenho os meus clientes e também distribuo as peças feitas com madeira em municípios vizinhos” diz Marcelo.
Tradição
Por gerações, famílias garantem o sustento com a fabricação de peças feitas em cerâmica, crochê, palhas e madeira. O Centro Cultural dos Artesãos e Artistas Plásticos de Ji-Paraná, RO, registra 21 associados, mas segundo a secretária administrativa da associação, Julieta Cabral, muitos artesãos do município não estão cadastrados no centro .
“Existem outras centenas de famílias que sobrevivem do artesanato, mas a maioria não se interessa em se associar ao centro” diz Julieta.
O local também funciona como posto de vendas para as peças produzidas pelos associados. De acordo com a secretária administrativa da associação, Julieta Cabral, o centro recebe cerca de 60 peças artesanais por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário