MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sapatos velhos viram vasos para pequenas plantas na Expointer


Estande da Emater ensina como instalar plantas em pequenos espaços.
Garrafas pets e até sapatos podem ser usados para acomodar as mudas.

Márcio Luiz Do G1 RS

Plantas (Foto: Márcio Luiz/G1)Espaço da Emater ensina técnicas de plantio em pequenos espaços na Expointer (Foto: Márcio Luiz/G1)
Em meio a estandes muito semelhantes entre si, o espaço da Emater na Expointer chama a atenção pela grande quantidade de verde. Em uma área de 8 mil metros quadrados a céu aberto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o espaço da instituição de assistência e extensão rural do governo gaúcho oferece atrativos e informações não só para o homem do campo como também para o público urbano.
Nesse sentido, um dos lugares mais visitados do espaço é o que ensina técnicas de plantio de ervas medicinais e aromáticas ou até hortaliças em pequenos espaços, como terraços, sacadas ou o quintal de casa. Para abrigar uma pequena horta, por exemplo, a única condição é que o local seja arejado e receba pelo menos cinco horas de sol por dia.
Sapatos Plantas (Foto: Camila Domingues/Divulgação Palácio Piratini )Garrafas pet ou até mesmo sapatos velhos
podem servir de recipientes para as plantas
(Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini)
Essas e outras informações sobre como preparar a terra, selecionar o uso de mudas e material orgânico adequado, ou como utilizar as plantas cultivadas em casa como tempero são repassadas pelos extensionistas da Emater ao público. “Qualquer um pode adaptar recipientes, como garrafas pet, por exemplo, para cultivar plantas e alimentos na própria casa”, diz a responsável pelo local, Marli Bühler.
Outra atração do local é o jardim sensorial, onde os visitantes podem ter um momento relax em um ambiente agradável, enquanto plantas aromáticas, comestíveis e de outros tipos estimulam os sentidos como olfato, paladar, audição e visão. “A ideia é criar um espaço em que as possas possam ter um momento de harmonia com a natureza, de contemplação”, diz a professora Débora Nunes, do Instituto de Educação de Ivoti, escola que participa de projetos da Emater e criou o seu próprio jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário